App faz você se sentir melhor apenas sentindo a vibração do seu celular

Um novo aplicativo utiliza uma funcionalidade do celular para alcançar o sistema nervoso e acalmar o usuário

Crédito: Anass Bachar/ Getty Images

Jesus Diaz 4 minutos de leitura

Quando o neurocientista e psiquiatra David Rabin me explicou como o Apollo Sessions funcionava, meu primeiro pensamento foi: “absurdo.” Segundo ele, o aplicativo transformaria meu iPhone em um dispositivo de cura usando as vibrações do motor do aparelho.

Ao estimular o nervo vago – um componente central do sistema nervoso parassimpático, responsável pelos mecanismos de recuperação e relaxamento do corpo – por meio de determinadas frequências, esse aplicativo faria com que eu me sentisse diferente.

Como alguém cético em relação a qualquer “milagre” da medicina não acreditei. Mas, como alguém que passou por alguns anos de experiências traumáticas, quis experimentar. E estou feliz por isso.

Por 20 anos, Rabin estudou o estresse crônico, focando nos efeitos do vício e do trauma em veteranos de guerra, mulheres e crianças. Ao testemunhar as limitações da medicação no tratamento dessas condições, ele e seus colegas do Centro Médico da Universidade de Pittsburgh começaram a explorar tratamentos não farmacológicos.

Eles descobriram que várias técnicas, como toque reconfortante, música e conversas com terapeutas poderiam induzir um estado de aprendizado de segurança no corpo, promovendo a recuperação e reduzindo o estresse.

Essa exploração os levou a experimentar vibrações como uma forma de ativar a resposta natural de relaxamento do corpo. “Assim como a música pode acalmar seu corpo ou um abraço pode trazer conforto, podemos enviar vibrações suaves, como se fossem uma música criada para o seu sistema de receptores táteis, ativando o sistema nervoso de segurança,” explica Rabin.

Essas vibrações, parecidas com o ritmo calmante das ondas do mar ou ao ronronar de um gato, ativam o nervo vago. Ele desempenha um papel fundamental na regulação do sistema nervoso autônomo, que controla funções corporais involuntárias, como frequência cardíaca, digestão e respiração.

telas de celular mostrando o aplicativo
Crédito: Apollo Neuroscience

Ao ativar o nervo vago, as vibrações do Apollo promovem uma mudança para o ramo parassimpático do sistema nervoso autônomo, responsável pelo descanso e recuperação. Essa mudança combate os efeitos do estresse crônico, que muitas vezes mantém o corpo em um estado de hiperexcitação, causando fadiga, ansiedade e dificuldade de concentração.

Como o nervo vago pode influenciar diferentes estados do corpo, a manipulação da frequência das vibrações pode desencadear diversas respostas físicas.

Segundo Rabin, a eficácia do Apollo Neuro é respaldada por pesquisas científicas rigorosas. Um estudo revisado por pares, publicado no Journal of Rheumatology, demonstrou que, entre os participantes da pesquisa, o dispositivo vestível (wearable) Apollo levou a melhorias significativas na fadiga e na qualidade de vida geral, incluindo função física, humor, sono e participação social.

APOLLO SESSIONS PARA CELULAR

Com base no sucesso do aparelho, a empresa lançou o Apollo Sessions, um app para iPhone que oferece um conjunto reduzido das mesmas vibrações terapêuticas, sem necessidade do wearable. “O Apollo Sessions transforma o próprio dispositivo que muitas vezes nos irrita em uma ferramenta para proporcionar tranquilidade”, diz Rabin.

Segundo ele, a missão da empresa é “criar tecnologia que cure a humanidade.” “Projetamos o aparelho para provar que era possível. E funciona. Mas nem todo mundo pode pagar por um dispositivo vestível”, explica.

técnica é uma forma de ativar a resposta natural de relaxamento do corpo.

O aplicativo funciona no iPhone, mas não em celulares Android, porque eles não oferecem o mesmo nível de acesso às capacidades vibratórias do hardware.

O dispositivo Apollo Neuro (usado no pulso ou tornozelo) tem recursos mais avançados, por contar com um motor mais potente e uma gama maior de intensidades e padrões de vibração. Já o aplicativo Apollo Sessions oferece apenas algumas dessas funções.

O Apollo Sessions disponibiliza vários padrões de vibração. Essas “vibes” (como a empresa as chama) foram projetadas para induzir diferentes estados. Se você precisa de uma dose de energia, experimente o “Espresso Shot”; se quer um abraço reconfortante, tente o “Hug”; mas se quiser um momento de relaxamento, vá de “Relax”.

Eu experimentei algumas vezes e, apesar do meu ceticismo natural, realmente funciona. Pode ter sido sugestão psicológica, ou um efeito placebo, mas o aplicativo fez exatamente o que prometeu, especialmente as vibrações calmantes.

Funcionou tão bem que perguntei ao meu próprio terapeuta, que me explicou toda a ciência por trás dessa e de outras terapias semelhantes baseadas em vibração e ritmo.

O aplicativo Apollo Sessions é gratuito. Você pode testar o modo “Hug” por dois minutos, o que deve ser suficiente para sentir algum efeito. Ou pode assinar por US$ 9,99 por mês para acessar sessões ilimitadas com seis diferentes vibes.


SOBRE O AUTOR

Jesus Diaz fundou o novo Sploid para a Gawker Media depois de sete anos trabalhando no Gizmodo. É diretor criativo, roteirista e produ... saiba mais