Celular travando? 3 maneiras fáceis de eliminar vírus e melhorar a performance

O usuário deve estar atento aos sinais de infecção para remover vírus e recuperar a segurança do smartphone

Virus smartphone
Práticas suimples ajudam a restaurar a segurança do dispositivo. Crédito: Freepik

Gabriel Nassif 2 minutos de leitura

Com o avanço da tecnologia e o crescimento dos golpes digitais, escapar dos vírus que ameaçam o smartphone pode ser um desafio. No entanto, existem maneiras fáceis de remover as ameaças e retornar a segurança e saúde do aparelho.

No entanto, apesar das ameaças de vírus serem comuns, o usuário deve estar atento aos sites que acesso e aos arquivos que instala no celular. Alguns vírus são tão fortes que para removê-los é necessário formatar todo o aparelho.

Pensando nisso, confira nesta reportagem, como identificar se o dispositivo está infectado e três maneiras de remover o vírus.

Leia também: 5 dicas para proteger seu celular de vírus e golpes digitais

Como remover um vírus do celular?

A maioria do vírus e malwares são fáceis de resolver e podem ser removidos usando ferramentas ou aplicativos simples. A seguir, confira três maneiras de remover ameaças do celular.

1. Desinstale aplicativos suspeitos ou desconhecidos: Entre as principais formas de identificar e remover vírus do celular está a identificação e desinstalação de aplicativos suspeitos ou desconhecidos. Se o aplicativo for o responsável pelo malware, o dispositivo tende a melhorar logo depois da exclusão.

2. Limpe o cache do navegador: Outra maneira é limpar o cache do navegar utilizado, já que a plataforma tende a acumular dados e arquivos temporários. Dessa forma, além de excluir dados que podem ser sensíveis, limpar o cache também melhorar o desempenho do aparelho.

3. Formate o celular: Em último caso, quando nenhuma das ações anteriores resultar em um efeito duradouro, o usuário pode formatar o celular. Essa ação excluirá todos os aplicativos e arquivos instalados no dispositivo, retornando o aparelho às configurações de fábrica.

Leia também: Fim das infecções? Inteligência Artificial cria vírus que pode mudar a medicina

Esse vídeo pode te interessar também:

Como identificar se o dispositivo está infectado?

Entres os sinais de que um smartphone está infectado com um vírus, estão: lentidão repentina, surgimento de arquivos desconhecido e aumento no uso de dados do celular.

Os casos mais comuns de infecções em smartphones estão relacionados a tipos de malwares como spyware, adware, trojan, ransomware e worms.

Vale destacar que aparelhos com sistema operacional iOS possuem menor risco de serem infectados com vírus ou malwares, já que possuem um alto nível de segurança integrado ao sistema.

Leia também: As palavras que definem o ano de 2025: um retrato do caos digital


SOBRE O AUTOR

Jornalista, com experiência em produção de matérias e conteúdos multiplataforma. Atuou em veículos independentes e comunitários, além ... saiba mais