CEO da Nvidia faz aposta ousada sobre computação quântica; veja

Executivo da Nvidia muda tom sobre o futuro da computação quântica e surpreende investidores com nova previsão

Doutor do conceito do futuro
A nova postura de Huang representa uma mudança em relação a declarações anteriores. Créditos:Freepik.

Guynever Maropo 1 minutos de leitura

Durante a conferência GTC Paris, realizada na última quarta-feira (11), o CEO da Nvidia, Jensen Huang, demonstrou otimismo em relação à evolução da computação quântica. O executivo afirmou que essa tecnologia está atingindo um ‘ponto de inflexão’ e poderá, muito em breve, resolver problemas do mundo real, com aplicações previstas para os próximos anos.

Segundo o CNBC Make It, os computadores quânticos utilizam princípios da mecânica quântica para enfrentar desafios complexos, inacessíveis aos computadores tradicionais. Enquanto os sistemas clássicos armazenam dados em bits binários (0 e 1), os qubits podem representar 0, 1 ou ambos simultaneamente, ampliando exponencialmente a capacidade de processamento.

Essas máquinas oferecem potencial para transformar áreas como medicina, ciência e finanças. O mercado tem acompanhado esse avanço com entusiasmo. Exemplo disso é a aquisição da Oxford Ionics pela IonQ, anunciada por US$ 1,1 bilhão, o que impulsionou as ações da empresa em 3,7% no pré-mercado. Já a Rigetti Computing teve valorização de 4,5%.

Na véspera de sua apresentação, Huang se reuniu com representantes da startup francesa Pasqal e destacou o fortalecimento do ecossistema europeu. O executivo também mencionou o Cuda Q, solução híbrida da Nvidia que combina poder de processamento clássico com quântico. Segundo ele, essa abordagem poderá resolver problemas complexos em um futuro próximo.

A nova postura de Huang representa uma mudança em relação a declarações anteriores. Anteriormente, o CEO estimava que a utilidade real da computação quântica só seria alcançada em 15 a 20 anos. A projeção conservadora provocou quedas nas ações do setor, incluindo empresas como Rigetti, IonQ e D-Wave Quantum.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais