CES 2025 começa hoje com agentes de IA para o dia a dia

Maior feira de tecnologia do mundo, Consumer Electronics Show é palco de grandes lançamentos tecnológicos

Crédito: CES/ Divulgação

Redação Fast Company Brasil 1 minutos de leitura

Começou nesta terça-feira (dia 7) a Consumer Electronic Show (CES). A feira acontece em Las Vegas até sexta-feira (dia 10), com mais de 4,5 mil expositores e 1,4 mil startups. O tradicional evento do mercado de tecnologia promete vários lançamentos de dispositivos de inteligência artificial generativa. 

A integração de unidades de processamento neural e capacidades de IA em dispositivos será tema este ano. Há um foco no aumento da capacidade de aparelhos processarem inteligência artificial internamente, por meio de um hardware dedicado. 

"Os participantes verão tudo o que há de novo em tecnologia, desde avanços em IA e saúde digital até soluções para comunidades conectadas e tecnologia acessível", afirmou Gary Shapiro, CEO da Consumer Technology Association (CTA), organizadora do evento. 

Para o mercado, a feira funciona como forma de espiar o que as áreas de pesquisa e desenvolvimento de grandes companhias de tecnologia estão testando.

A palestra de abertura é do CEO da Nvidia, Jensen Huang, que deve detalhar a próxima geração de processadores gráficos GeForce RTX série 50. Já a concorrente AMD se prepara para mostrar sua arquitetura RDNA 4.

AGENTES AUTÔNOMOS DE IA E ACESSIBILIDADE

A expectativa é que a IA apareça de forma mais personalizada, por meio dos chamados “agentes autônomos de IA”. A ideia é que esses agentes aprendam com o usuário e automatizem os dispositivos. Assim, o usuário não precisará usar aplicativos para executar pequenas tarefas.

Essa tecnologia promete cuidar de tudo, desde agendar seu dia até pedir seu café, tudo por meio de uma conversa natural. Também são sistemas capazes de analisar dados e ajudar na previsão de doenças. Um exemplo é um sistema que conecta as informações dos vestíveis e dá avisos de previsibilidade para problemas no coração

Crédito: CES/ Divulgação

De óculos inteligentes auxiliando pacientes com demência a ferramentas de edição de documentos com tecnologia de IA, a integração da inteligência artificial em produtos de consumo também estará presente na CES.

A feira promete ainda apresentar robôs hiper-realistas, tecnologia para aumentar a longevidade e para reduzir as diferenças em acessibilidade. Um exemplo é o dispositivo “Voice to Braile”, que traduz comandos de voz e discursos em textos no alfabeto tátil.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais