ChatGPT: como usar a IA para turbinar o engajamento nas redes sociais?

A ferramenta da OpenAI pode contribuir para otimizar rotinas e fortalecer presença digital

ChatGPT produção de conteúdo
Criadores usam ChatGPT para planejar e otimizar publicações online. Crédito: Freepik

Gabriel Nassif 3 minutos de leitura

Cada vez mais profissionais e criadores de conteúdo utilizam à Inteligência Artificial (IA) para melhorar o desempenho nas redes sociais. Nesse cenário, o ChatGPT se destaca auxiliando desde o planejamento das postagens, legendas e chamadas para ação.

A automatização de algumas partes do processo reduz o tempo de produção e deixa espaço para que profissionais de marketing, social media e criadores que conteúdo mantenham o foco na estratégia.

Nesse cenário, confira a seguir algumas dicas de como usar o ChatGPT para facilitar a produção de conteúdo.

Leia também: ChatGPT Plus: 7 recursos que não existem na versão gratuita

Organização é o primeiro passo

Manter frequência é essencial para expandir a presença nas redes. Nesse sentido, o ChatGPT pode estruturar um calendário de publicações com datas, temas e legendas sugeridas, adaptadas ao nicho do perfil.

Essa programação inicial serve como base para ajustes conforme a identidade da marca. Um exemplo de comando que pode ser utilizado é:

  • “Crie um calendário de conteúdo para um perfil de [seu nicho] no Instagram durante [período]. Inclua data, tema e legenda sugerida”.

Legendas rápidas e consistentes

A falta de criatividade pode atrasar posts e comprometer o engajamento. Diante disso, o usuário pode solicitar ao ChatGPT legendas curtas, diretas e alinhadas ao conteúdo, mantendo padrão editorial desejado.

Quanto mais objetivo o pedido, mais assertivo pode ser o resultado. Outro exemplo de comando, pode ser: 

  • “Crie uma legenda de até 200 caracteres para um post sobre [tema], incluindo emojis, hashtags e uma chamada para ação”.

Chamadas para ação que engajam

As chamadas para ação CTA (Call To Action, em inglês) incentivam o público a curtir, comentar ou até salvar o conteúdo. No entanto, ter criatividade para elaborar CTAs diferentes e eficientes pode ser desafiador.

Diante disso, solicitar ao ChatGPT a sugestão de uma lista de frases orientadas para interação também é uma boa alternativa para automatizar a tarefa. Após isso, o usuário seleciona as opções mais adequadas ao seu público para evitar mensagens genéricas.

Um comando possível e simples que pode ser utilizado é:

  • Liste CTAs para incentivar comentários em um post sobre [tema].

Hashtags para ampliar o alcance

Um recurso que influencia diretamente a visibilidade de uma publicação são as hashtags. Para facilitar esse processo, solicitar ao ChatGPT a sugestão de termos relacionados ao tema e ao objetivo do post pode ajudar nesse processo.

Porém, é necessário verificar se as escolhas fazem sentido dentro do nicho e se as hashtags não estão saturadas. Vale ressaltar que o excesso deve ser evitado, já que muitas hashtags podem diminuir alcance.

Um comando útil que pode ser utilizado é:

  • Liste hashtags para posts sobre [tema] com foco em engajamento.

Compreensão da análise de desempenho

Compreender e analisar o desempenho de uma publicação não é uma tarefa fácil. Apesar de não substituir ferramentas oficiais das plataformas, o ChatGPT também ajuda o usuário a interpretar relatórios e métricas, destacando publicações que performaram melhor e pontos que precisam de ajustes.

Para isso, o usuário pode utilizar o seguinte comando:

  • Me ajude a interpretar um relatório do Instagram com os seguintes dados: [insira informações].

Esse vídeo pode te interessar:

Estratégia antes da automação

O uso do ChatGPT torna o processo de criação mais ágil. No entanto, o toque humano permanece imprescindível para manter identidade, consistência e conexão real com o público nas redes sociais. A ferramenta é apenas um apoio estratégico, mas não um substituto para a visão criativa.

Leia mais: 8 funções do ChatGPT que você provavelmente não usa, mas deveria


SOBRE O AUTOR

Jornalista, com experiência em produção de matérias e conteúdos multiplataforma. Atuou em veículos independentes e comunitários, além ... saiba mais