Chats secretos do Telegram: como funcionam e para que servem; veja detalhes

Entenda como usar o chat secreto que prometem mais segurança no Telegram

Tela do Telegram em celular
listas recomendam cautela ao compartilhar dados sensíveis em chats secretos. A tecnologia amplia a segurança, mas não impede totalmente a possibilidade de vazamentos. Créditos:Pixabay.

Guynever Maropo 1 minutos de leitura

O Telegram é um dos principais concorrentes do WhatsApp no mercado de aplicativos de mensagem. Entre os recursos que diferenciam o app, está a possibilidade de criar chats secretos, voltados para quem busca mais privacidade nas conversas.

Como funciona o chat secreto?

O chat secreto utiliza criptografia de ponta a ponta, garantindo que apenas os participantes da conversa tenham acesso ao conteúdo. As mensagens são transmitidas diretamente entre os dispositivos, sem armazenamento na nuvem.

Isso significa que, se a conversa começar no celular, ela não poderá ser acessada em outro dispositivo, como o computador.

Leia também: Como o abacaxi (isso mesmo) virou um código para encontros sexuais.

No chat secreto, não é permitido encaminhar mensagens. Além disso, os usuários podem configurar um temporizador de autodestruição, que apaga automaticamente textos e mídias após um período definido.

O temporizador, porém, só funciona para conteúdos enviados após sua ativação. As mensagens anteriores não são afetadas pela configuração.

Ao apagar mensagens de um lado da conversa, o aplicativo solicita que o conteúdo seja removido também no dispositivo do outro participante. Essa função amplia a proteção, mas não elimina todos os riscos.

Você pode se interessar também:

O aplicativo tenta notificar quando há capturas de tela em chats secretos. No entanto, essa medida não é totalmente eficaz em alguns sistemas, como Android e Windows Phone. Assim, ainda é possível registrar conversas sem que o outro usuário seja avisado.

Leia mais: Prisão do CEO do Telegram, Pavel Durov, divide opiniões de especialistas.

Atenção ao compartilhar informações

Apesar das camadas extras de proteção, especialistas recomendam cautela ao compartilhar dados sensíveis em chats secretos. A tecnologia amplia a segurança, mas não impede totalmente a possibilidade de vazamentos.

Em resumo, o Telegram oferece uma opção de comunicação mais segura, mas exige responsabilidade dos usuários na hora de enviar informações sigilosas.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais