Chip da Xiaomi? Veja como a marca quer mudar seus celulares intermediários
O processador pode baratear modelos da linha Redmi

O chip XRING, desenvolvido pela Xiaomi, pode estar prestes a equipar os celulares intermediários da marca. Atualmente, o processador é exclusivo de modelos premium, como o Xiaomi 15S Pro e o tablet Xiaomi Pad 7 Ultra.
De acordo com informações divulgadas no X (antigo Twitter) pelo insider @SKundojjala, a própria Xiaomi confirmou a intenção de expandir o uso do XRING para além da versão 01 de 3 nm, utilizada em dispositivos topo de linha.
Testes no AnTuTu indicam que o XRING oferece desempenho equivalente ao Snapdragon 8 Elite, da Qualcomm, presente em smartphones de alto desempenho como o Galaxy S25 Ultra.
Segundo o Wccftech, a estratégia visa aumentar a competitividade da Xiaomi frente a gigantes como Qualcomm, MediaTek e Apple, oferecendo chips com alto desempenho e maior eficiência energética. Com isso, a empresa chinesa também amplia a possibilidade de reduzir custos em modelos intermediários, como a linha Redmi Note, entregando melhor custo-benefício.
Vale destacar que o XRING 01 usado no Xiaomi Pad 7 Ultra já apresenta uma performance um pouco inferior ao chip presente no Xiaomi 15S Pro, embora ambos estejam na categoria premium.
Além do processador, a Xiaomi também confirmou o desenvolvimento de um modem 5G próprio, semelhante ao C1, lançado pela Apple no iPhone 16e. A novidade deve permitir que a empresa reduza ainda mais sua dependência de fornecedores como a Qualcomm, não apenas no processador, mas também em outros componentes estratégicos.