5 perguntas para Alina Vandenberghe, da Chili Piper

Crédito: Fast Company Brasil

Claudia Penteado 4 minutos de leitura

Mestre em ciência da computação pela Universidade Politécnica de Bucareste, a romena Alina Vandenberghe, co-fundadora e CXO da Chili Piper, trocou a Romênia por Nova York em 2007 para buscar oportunidades na área da tecnologia, e após dois anos foi uma das selecionadas para desenvolver um aplicativo específico para o até então inédito iPad, que seria lançado em 2010. Recebendo feedbacks diretamente de Steve Jobs, Alina viu sua carreira deslanchar na sequência e, em 2016, lançou a Chili Piper, plataforma de inbound B2B para equipe de vendas. A empresa já conta com cerca de 180 funcionários globalmente – sendo que 50% de sua equipe de liderança é formada por mulheres. Nesta conversa com a Fast Company Brasil, ela revela seu olhar para a inovação, para a qualidade de vida, para a liderança, entre outros temas. 

O que é inovação para você?

Fico satisfeita por perguntar o que significa inovação “para mim”. Porque muitas pessoas enxergam a inovação de forma totalmente diferente. Começo, então, pelo que não é Inovação. A inovação não é obter investimento para decolar seu foguete. Há tantas empresas que angariam dinheiro e têm uma ideia, mas não inovam. E, ao invés disso, tentam apenas criar um mercado para si próprios, fazendo algo realmente muito bom. 

Na Chili Piper, a inovação percorre toda a nossa cultura empresarial, desde a gestão de talentos até à concepção de produtos. A inovação consiste em criar formas novas e únicas de trabalhar com a sua equipe, tais como entrevistar amigos, redução da diferença salarial entre gêneros ou o incentivo financeiro aos colaboradores para se encontrarem no mundo real. Trata-se de explorar a indústria para outras abordagens inovadoras e criar a sua própria abordagem. É também inovar em torno dos seus princípios. Por exemplo, estamos constantemente conscientizando nossa equipe sobre a simplicidade. E a simplicidade traz inovação. 

Qual habilidade essencial um líder deve ter?

Empatia e desejo de compreender os seus usuários/clientes. Os líderes precisam ser capazes de se colocar na perspectiva do outro. Isto decorre da compreensão dos casos de utilização das suas ferramentas até a compreensão dos desejos dos seus colaboradores. Se não procurar compreender os outros, não será capaz de os servir. E é isso que os líderes fazem. 

O que significa qualidade de vida para você?

Qualidade de vida é mais difícil. Cresci sob uma ditadura romena e me lembro dos sons das balas passando pela minha casa. Agora, moro com meu marido e minha família no Brooklyn. E eu diria que a qualidade de vida aumentou. Mas por que? Bem, não é porque meu apartamento é mais agradável, mas porque existem várias necessidades essenciais que são satisfeitas em minha vida. Tenho segurança, segurança financeira, comida e uma comunidade próxima daqueles que amo e confio. Eu amo o que faço, sou desafiada pelo trabalho que faço e tenho uma plataforma para ajudar os outros. Qualidade de vida para mim significa que suas necessidades básicas são atendidas, mas também que o que você faz o enriquece. Agora, faz parte da minha missão na vida ajudar a aumentar a qualidade de vida das pessoas da minha equipe e, em geral, em todo o mundo.

O que a sustentabilidade significa para você?

A sustentabilidade é muito interessante para mim e acho que minha visão difere um pouco do resto do mundo. Porque, para mim, sustentabilidade não é manter o que temos – é construir capacidade. A pesca é um grande exemplo. Algumas pessoas de sustentabilidade usam o termo “Rendimento Máximo Sustentável” – que é o número máximo de peixes que podemos extrair do oceano sem diminuir a população, mas acho isso errado. Em vez disso, alguns pioneiros da sustentabilidade têm incentivado o “rendimento ideal sustentável” – que é o número máximo de peixes que podemos extrair do oceano, a cada ano, que permitirá que a população da pesca cresça a cada ano. Sustentabilidade é deixar o mundo e seu meio ambiente em um lugar melhor do que você encontrou para a próxima geração. Como planeta, não estamos nem perto disso e isso me preocupa muito.

Qual o melhor conselho que você já recebeu na vida?

Mantenha as coisas simples. Desempenhei um papel no desenvolvimento do primeiro iPad, trabalhando diretamente com Steve Jobs. Ele me deu ótimos conselhos que trago comigo para todos os lugares – conselhos que também são essenciais para nossa visão de produto na Chili Piper: mantenha as coisas simples. Faça algo tão simples que seja uma delícia de usar.

 


SOBRE A AUTORA

Claudia Penteado é editora chefe da Fast Company Brasil. saiba mais