Cinco perguntas para Marcelo de Vita Grecco, da The Green Hub

Crédito: Fast Company Brasil

Claudia Penteado 2 minutos de leitura

Empreendedor e ativista do mercado de cannabis, Marcelo Grecco é co-fundador e CMO da The Green Hub, consultoria e aceleradora com foco no setor da cannabis. Também é um dos co-fundadores do Centro de Excelência Canabinoide, um dos primeiros empreendimentos da área de cannabis medicinal do Brasil, e da Anella, plataforma baseada em evidências para o tratamento com cannabis. Nesta conversa com a Fast Company Brasil, ele fala sobre ideia criativa, autoconhecimento, equilíbrio e sustentabilidade, equilíbrio e ego. 

O que é inovação pra você?

Eu enxergo a inovação como fundamental em todos os aspectos. Para mim, é todo e qualquer movimento, tecnológico ou não, que impulsiona o futuro ou que transforma realidades. Mas isso depende muito da aplicação da ideia criativa e o seu desenvolvimento em produto, serviço, processos, educação, legislação ou em outro segmento específico. Em nossa área de atuação, por exemplo, trabalhamos muito para que inovações de nossas aceleradas se transformem em negócios promissores para a sociedade e para o país.

Qual a habilidade mais importante nos tempos atuais?

Eu penso em mais de uma habilidade importante neste mundo tão complicado e cheio de desafios, em todas as atividades. Entre elas o equilíbrio e a busca do autoconhecimento, além da habilidade de ouvir, aprender e retribuir o conhecimento. Acredito até que essas habilidades se complementam e, quem as possui, será um ser humano melhor a cada dia. 

O que o conceito de sustentabilidade representa para o seu negócio?

Acredito que é possível conciliar desenvolvimento sem esgotar os recursos naturais de um planeta tão castigado e do qual todos nós ainda dependemos tanto. Não há nada fora desse planeta a nosso alcance que garanta nossa sobrevivência e de nossas futuras gerações. Por isso, temos de cuidar do que ainda temos. 

E o nosso negócio depende fundamentalmente de um ambiente onde haja equilíbrio e sustentabilidade. E os negócios da cannabis legal também contribuem para a sustentabilidade. O cânhamo, por exemplo, que é uma das variedades da cannabis, mas sem o princípio psicoativo, pode substituir como matéria-prima muitos produtos que contribuem para a degradação do meio ambiente e do planeta. A planta, com milhares de aplicações, consome muito menos água ao longo do processo do seu cultivo, ajuda a evitar erosão e tem entre suas propriedades o poder de restaurar solos contaminados por produtos químicos. 

 O que significa qualidade de vida para você?

Para mim, qualidade de vida começa com muita saúde e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, para poder desfrutar tudo o que a   vida nos proporciona, de preferência em meio à natureza, na companhia de quem gostamos.

Qual o melhor conselho que você recebeu e que ajudou você nos negócios e na vida?

O melhor conselho que já recebi na vida foi “Controle seu ego”. Estou sempre atento a essa atitude.

 


SOBRE A AUTORA

Claudia Penteado é editora chefe da Fast Company Brasil. saiba mais