POR CLAUDIA PENTEADO

“Para mim não há nada mais importante do que o trabalho e a dedicação dia após dia”. As palavras são de Rafael Fortes, Presidente da VTEX Brasil, que costuma aconselhar a persistência como um valor para conseguir, entre erros e acertos, ter sucesso no trabalho e na vida. Ele atua no mercado de tecnologia para e-commerce desde 2001, quando fundou a WX7 Solutions, empresa que foi adquirida pela VTEX há 10 anos. Apaixonado por tecnologia, formou-se em Direito e depois mergulhou fundo na gestão estratégica para e-commerce e negócios em geral. Ao longo da carreira, Rafa liderou diversos projetos de comércio unificado e e-commerce para algumas das maiores empresas da América Latina. Conheça um pouco da sua visão sobre inovação, sustentabilidade e qualidade de vida.

O que é inovação pra você?
Acredito que a inovação acontece quando estamos buscando solucionar problemas sem repetir um padrão que não deu certo, ineficiente. É na incessante busca por melhores caminhos para resolver desafios que nascem as grandes ideias e modelos disruptivos. A VTEX, primeira plataforma brasileira de e-commerce 100% como serviço (SaaS), inova frequentemente ao desenvolver soluções sob medida para os clientes. Nós sabemos que não temos todas as respostas prontas para os obstáculos da operação digital das grandes empresas, mas nos orgulhamos em trabalhar juntos e desenvolver as tecnologias on-demand sempre que necessário.

Qual a habilidade mais importante nos tempos atuais?
A VTEX tem uma cultura muito forte de colaboração, que considero um diferencial para o nosso alto desempenho, por isso acredito muito na importância do trabalho em equipe. Individualmente, valorizamos autorresponsabilidade, curiosidade e interesse em se relacionar com os desafios que temos a resolver, ambição para alcançar grandes objetivos e uma visão ampla, que compreenda soluções de tecnologia e ciência da computação. Acredito que essas habilidades são essenciais para o crescimento em mercados que estão em constante transformação, como o de tecnologia.

O que o conceito de sustentabilidade representa no seu negócio?
Atualmente pensamos no negócio todo voltado para a estratégia ESG que é baseada em ações ambientais, sociais e de governança (Environmental, Social and Governance). Para nós sustentabilidade é fundamental, tanto que a VTEX contratou uma consultoria para realizar o processo de avaliação e diagnóstico de maturidade das ações existentes da companhia com base em três padrões internacionais: o Morgan Stanley Capital International, o Nasdaq ESG Reporting Guide, de 2019, e o guia Internet Media & Services, de 2018, do Sustainability Accounting Standards Board.
Durante esse processo, realizamos um benchmarking com empresas globais do setor de tecnologia de comércio eletrônico para determinar os principais pilares e práticas por elas desenvolvidas. Realizamos um diagnóstico interno com o objetivo de captar informações e ações relacionadas aos aspectos ESG já realizadas pela VTEX. Identificamos que somos extremamente maduros nos temas relacionados a temas sociais e de governança, principalmente no que diz respeito à educação. Somente em 2020, investimos mais de R$1 milhão em iniciativas de caráter social, e agora estamos fechando o orçamento e o plano de ação para as ações ambientais. Nossa estratégia ESG é baseada em quatro pilares: Educação e Inclusão; Redução de nosso impacto ambiental; Diversidade e pertencimento; e Ética.

O que significa qualidade de vida para você?
Para mim, a qualidade de vida está diretamente relacionada ao bem-estar físico e mental. Acredito muito na importância das discussões sobre este assunto no board da empresa. Um desalinhamento entre o propósito da companhia com o propósito do funcionário causa desconexão, perda de rendimento e turnover. As empresas precisam estar muito atentas às necessidades dos colaboradores, como indivíduos. O foco no bem-estar dos colaboradores precisa ser prioridade. A produtividade e os resultados são consequência. Afinal, as companhias não existem sem os seres humanos.

Qual o seu conselho para quem quer ter sucesso nos negócios e na vida?
Para mim não há nada mais importante do que o trabalho e a dedicação dia após dia. É no longo prazo que estabelecemos as fundações do sucesso, o que quer que esta palavra represente para cada pessoa ou negócio. A VTEX é um exemplo muito claro disso. Celebramos cada pequena conquista alcançada com base nessa dedicação diária durante todos esses mais de 20 anos de muito trabalho, acertos e erros. E é com capacitação, ousadia, e persistência que o sucesso vem.

SOBRE A AUTORA

Claudia Penteado é editora chefe da Fast Company Brasil.