Cinco perguntas para Ricardo Sonati, CEO da TV Doutor

Crédito: Fast Company Brasil

Fast Company Brasil 2 minutos de leitura

Ricardo Sonati é empreendedor há 20 anos, e há 17 atua na área de saúde. Em 2016, fundou a healthtec TV Doutor, criada para levar conteúdo para clínicas médicas, hospitais e, claro, redes sociais — e que se transformou na maior rede de comunicação em saúde do Brasil. Hoje tem anunciantes graúdos como Danone, P&G, Hospital Albert Einsten, Itaú, entre outros.  Nesta conversa com a Fast Company Brasil, Sonati fala sobre disciplina, resiliência, impacto, propósito e revela o melhor conselho que já recebeu na vida. 

O que é inovação pra você?

Inovar é resolver efetivamente problemas e dores. Às vezes você faz algo na sua rotina e passa por uma dificuldade que virou “automática”, da qual você não está consciente. Pare e pense: “Na minha rotina, como a inovação pode tornar as coisas mais mais fáceis ou mais agradáveis?” E pode ser um processo muito simples, quiçá óbvio. Não precisamos somente de inovação tecnológica como a do “vamos viajar pra lua”, muito disruptiva e milionária, e não precisamos de muito tempo pra inovar nas coisas simples. Então, eu acredito que a melhor inovação para a nossa sociedade atual é aquela que proporciona impacto rápido e para o maior número de pessoas possível. 

Qual a habilidade mais importante nos tempos atuais?

Perseguir os objetivos com disciplina e resiliência, sabendo que o caminho muitas vezes muda, que você precisará ajustar as velas, e que você vai querer desistir algumas vezes. A partir desses dois ingredientes, disciplina e resiliência, você consequentemente buscará as outras skills necessárias, tanto soft quanto hard skills, por meio de livros, cursos ou conteúdos para se chegar ao objetivo — que deve estar muito claro para todos os envolvidos. 

O que o conceito de sustentabilidade representa para o seu negócio?

Ótima pergunta, porque gosto de rever o conceito da sustentabilidade de tempos em tempos. E o que tenho percebido nesses últimos anos na TV Doutor é que há uma característica intrínseca, que caminha lado a lado com a sustentabilidade: o equilíbrio do negócio. Precisamos gerar resultados positivos para os clientes da TV Doutor, para os parceiros, colaboradores, enfim, todos os stakeholders, mas também para o negócio, porque se o negócio se mantém sustentável e equilibrado, toda a cadeia ganha. Na TV Doutor, à medida que expandimos em território, gente e tecnologia, impactamos mais pessoas e, consequentemente, melhoramos seus hábitos e a consciência sobre saúde e bem-estar. Então vejo sustentabilidade e muito propósito nisso. Um exemplo disso é uma recusa que fizemos em 2021, para uma proposta de anúncio de uma grande rede de fast food, pensando na essência do negócio e nos princípios ESG.

O que significa qualidade de vida para você?

Acredito que para ter qualidade de vida é preciso saber o que é prioritário. Também precisamos trabalhar com foco: não é trabalhar muito, mas de forma assertiva, para que consigamos atingir nossos objetivos para, enfim, termos uma qualidade de vida melhor no futuro. Hoje, a qualidade de vida para mim está apoiada no tripé saúde, trabalho e família.

Qual o melhor conselho que você recebeu e que ajudou você nos negócios e na vida?

Ouso parecer clichê, mas eu realmente acredito que foi “A gente perde quando desiste.” Foi o melhor conselho que recebi, e isso serve para a vida e os negócios!


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Fast Company é a marca líder mundial em mídia de negócios, com foco editorial em inovação, tecnologia, liderança, ideias para mudar o ... saiba mais