POR CLAUDIA PENTEADO

Yan Cantuaria é head de atração na Galena. Essencialmente, ele cuida das jornadas dos candidatos aos programas educacionais oferecidos pela empresa — do interesse, ao processo de orientação vocacional à aprovação do jovem candidato. A Galena, por sua vez, é um grupo educacional brasileiro focado em ser a ponte — entre o jovem brasileiro e oportunidades reais de desenvolvimento e inclusão no mercado de trabalho. Yan também é mentor de negócios na Wadhwani Foundation, focada na aceleração do desenvolvimento de países emergentes através da criação de empregos. Antes, ele foi gerente de inovação corporativa da Fábrica de Startups Brasil, onde também liderou os pilares de diversidade e inclusão e foi indicado ao prêmio Young Leaders em 2019. Na área de educação, trabalhou em outras startups e grupos como a Eleva Educação. Conheça o que o Yan pensa sobre alguns dos temas mais importantes da atualidade. 

O que é inovação pra você?

Inovação é a arte de transformar problemas em oportunidades, com um olhar para as pessoas. Elas são elemento central deste processo, e é quando combinamos essas duas perspectivas, pessoas e oportunidades, que somos capazes de realizar mudanças estruturais. É o que nos dedicamos a fazer na Galena, ao proporcionar à juventude brasileira acesso a uma formação de qualidade para a inserção no mercado produtivo. E é nessa nova “sala de aula”, seja ela física, virtual ou até como um conceito abstrato, que vejo cada vez mais a inovação sendo desenvolvida.

Acredito que a Galena contribui muito em inovar essa “sala de aula”, quando apresenta um modelo de educação que se propõe a entender as necessidades do mercado, não só de habilidades técnicas, mas também socioemocionais. Uma formação que seja uma plataforma para que o aluno ganhe sua independência de aprendizagem contínua, que trabalhe fundamentos e que o faça construir de forma prática a sua carreira, desde o primeiro momento. Precisamos de soluções que ajudem o indivíduo em seu desenvolvimento no trabalho, e que não provoque uma competição pelo seu tempo e dinheiro, de forma a obrigá-lo a escolher entre trabalhar e estudar. E essa nova abordagem fará uma enorme diferença no cenário econômico e produtivo do nosso país.

Qual a habilidade mais importante nos tempos atuais?

Autonomia. Times de alta performance geralmente são os que possuem maior grau de autonomia conquistada. Quanto menos dependente você for das suas lideranças para tomar decisões ou resolver problemas, mais capacidade de entrega terá.

Se você é um gestor, acredito que isso verdadeiramente acontece quando seu time passa a entender os próximos passos dos seus desafios, processos e tarefas. Quando isso acontece, eles são capazes de ser específicos – a partir de uma visão sistêmica – ao descrever o problema e sua causa raiz e, com isso, trazer decisões preparadas.

O que o conceito de sustentabilidade representa para o seu negócio?

A sustentabilidade por si só olha para além do lucro, esse deixa de ser o objetivo primário e único da empresa, para ser uma parte essencial que ajude a cumprir a nossa missão. Falar de empregabilidade jovem em um país com mais de 4 milhões de desempregados é uma missão que extrapola a própria Galena, nossa visão está em como podemos mudar sistematicamente o acesso às oportunidades de emprego de maneira mais justa, com equilíbrio ambiental, social e econômico. 

O que significa qualidade de vida para você?

Pra mim, qualidade de vida é garantir que estou vivendo desafios profissionais que, ao estarem alinhados ao meu propósito, não representam um conflito com a minha saúde física e mental. É menos sobre ter o melhor plano de saúde como benefício e mais sobre viver uma jornada de construção de vida que integra, de forma harmônica, carreira e lazer para você não precisar acionar esse plano de saúde.

Qual o seu conselho para quem quer ter sucesso nos negócios e na vida?

Dedique uma boa parte do seu tempo em se conhecer. Antes de você pensar em ter sucesso, é preciso estar bem alinhado consigo mesmo sobre o que “sucesso” significa para você e isso vem com autoconhecimento. Para você entender e construir suas virtudes e fortalezas, é importante mergulhar em sua própria trajetória. Terapia é um ótimo caminho!

SOBRE A AUTORA

Claudia Penteado é editora chefe da Fast Company Brasil.