Desconhecimento sobre metaverso é oportunidade para as marcas

Pesquisas mostram que consumidores ainda sabem pouco sobre o assunto e que jovens podem ser um canal de disseminação de conhecimento

Crédito: Istock

David Eastman 3 minutos de leitura

Os investimentos das marcas para fazerem parte do Metaverso não param. Ninguém quer ficar de fora da mais desejada realidade virtual imersiva e interativa dos últimos tempos. Afinal, as possibilidades são inúmeras – a maioria ainda desconhecida.

Inspirado no universo dos games, o metaverso oferece de joguinhos a reuniões corporativas, passando por eventos de branding e compra de produtos. A promessa é de uma verdadeira revolução no que se refere a interação digital.

Mas o que os números falam sobre ele? Como o consumidor tem se comportado em relação ao que não para de ser proclamado como a grande disrupção para as marcas? O que os números estão dizendo e como podem ajudar nos investimentos no metaverso?

Dos que já ouviram falar em metaverso, a maioria não está confiante de que realmente entende o que é.

Olhando lá para fora, para grandes centros de cultura digital, como os Estados Unidos e o Reino Unido, sabemos que mais de 40% dos britânicos e norte-americanos sequer ouviram falar do assunto. Dos que já ouviram, a maioria não está confiante de que entende o que é o metaverso.

As informações são da multinacional de pesquisa YouGov, que dispõe de um banco de dados global, atualizado diariamente, pesquisando as preferências de consumo e tendências mundiais.

Os dados mostram que, entre os norte-americanos, a alta confiança na explicação sobre o que é o metaverso fica em 14%, o dobro do Reino Unido (7%). Isso nos faz refletir sobre o que, de fato, as pessoas conhecem a respeito desse assunto.

Nesse cenário, também se abrem oportunidades para as marcas que queiram atuar nesse meio digital, ajudando a esclarecer o tema ao desenvolverem suas ações.

METAVERSO E CONSUMO

Ao avaliar os resultados da pesquisa não foi surpresa identificar que. nos dois países, as gerações mais jovens são as mais propensas a conhecer o metaverso, presumivelmente pelo maior interesse e envolvimento com tecnologia, mídia social e jogos.

Quase a metade dos entrevistados nos EUA (48%) com idade entre 25 e 34 anos se interessam pelo assunto, seguido pela gen Z (nascidos entre 1995-2010), com 46%. No Reino Unido, um terço (32%), da geração Z e quase um quarto (23%), das pessoas de 25 a 34 anos estão interessadas no metaverso. Nos dois mercados, os homens expressam mais interesse no assunto do que as mulheres.

Os dados mostram ainda que a maior proporção de consumidores em ambos os países espera que o metaverso mais se assemelhe a uma "experiência de realidade virtual". No outro extremo, 31% dos britânicos e 25% dos consumi- dores norte-americanos não têm ideia de como ele será.

A necessidade de mais informações pode ser uma oportunidade para quem quiser participar das mudanças.

Todos esses percentuais e análises deixam claro que o metaverso ainda requer muito esclarecimento para ser compreendido. Ou seja: marcas, muita atenção com os investimentos e o tipo de ação que criarem tentando buscar engaja- mento em algo que ainda requer ser bem explicado.

Os percentuais mostram que os jovens podem ser uma ponte importante para a disseminação desse conhecimento, uma vez que claramente estão mais interessados nessa questão.

Por hora, o que fica bem claro é que o conhecimento sobre o assunto ainda parece um pouco distante dos consumidores. A necessidade de mais informações e de clareza pode ser uma oportunidade para quem quiser participar dessas mudanças.

Se o tema ainda soa como futuro, ainda que bem próximo, as pesquisas estão bem aqui, no presente, para ajudar as marcas a investirem mais e melhor neste universo, no metaverso ou em qualquer outro que apareça por aí.


SOBRE O AUTOR

David Eastman é diretor-geral e comercial da YouGov para a América Latina. saiba mais