É possível compartilhar Wi-Fi sem revelar a senha? Veja como fazer

Ferramentas nativas e outras alternativas permitem compartilhar Wi-Fi com praticidade e segurança

Compartilhar rede Wi-Fi
Dicas rápidas para compartilhar Wi-Fi sem complicação. Crédito: Imagem gerada com auxílio de Inteligência Artificial via Gemini

Gabriel Nassif 2 minutos de leitura

Compartilhar redes de acesso pessoal, conhecidas como Wi-Fi, com amigos e familiares é um hábito comum para os brasileiros. No entanto, divulgar a senha pode se tornar um desafio ou até perigoso.

Senhas longas e difíceis protegem a rede de tentativas de invasões ou ataques cibernéticos, porém, quando é necessário compartilhar essa informação, o usuário pode enfrentar algumas dificuldades.

Pensando nisso, sistemas operacionais como Android e iOS oferecem recursos que permitem compartilhar o Wi-Fi sem precisar informar o código manualmente, respeitando a privacidade e segurança do usuário.

Leia também: Mais de 16 bilhões de senhas são expostas após vazamento de dados e Brasil é um dos mais afetados

Android: QR code e Nearby Share

No Android 10 ou superior, o usuário pode gerar um QR code da rede já conectada. O caminho para gerar o código criptografado é simples:

  • Basta acessar as Configurações do aparelho;
  • Clicar em Rede e Internet, seguido de Wi-Fi;
  • Encontrar a rede ativa na qual o aparelho está conectado e Compartilhar.

O sistema irá solicitar uma autenticação com senha, impressão digital ou reconhecimento facial antes de exibir o código. Assim que o QR Code for escaneado, o aparelho irá se conectar a rede automaticamente.

Outra opção, disponível no Android 12 e 13, é o Nearby Share, que envia os dados da rede diretamente para o outro dispositivo sem exigir senha ou leitura de código.

iPhone: compartilhamento integrado no iOS

Já no iPhone, o processo ocorre de forma automática entre aparelhos Apple. Basta que os dispositivos estejam próximos, com Bluetooth ativado e sistema atualizado.

O celular conectado à rede identifica a tentativa de acesso e exibe a opção “Compartilhar Senha”.

Além disso, com o iOS 18, o aplicativo Senhas também permite gerar QR codes, o que amplia a compatibilidade para aparelhos Android ou Windows que possam escanear o código.

Esse vídeo pode te interessar também:

Segurança e boas práticas

É importante ressaltar que o compartilhamento exige autenticação, como reconhecimento facial ou senha de desbloqueio, para evitar acessos não autorizados.

Além disso, utilizar apenas aplicativos confiáveis ao gerar QR codes e manter os dispositivos próximos durante o processo também promovem maior segurança para os usuários conectados à rede.

Outra recomendação é criar uma rede de convidados, separada da principal, para proteger os equipamentos pessoais e manter o sistema operacional do celular atualizado, garantindo correções de segurança e estabilidade.

Outras alternativas

Caso o dispositivo não ofereça recursos nativos de compartilhamento seguro de rede, é possível recorrer a sites confiáveis, como o QiFi.org, que gera QR codes a partir do nome e senha da rede. Outra opção são aplicativos que convertem credenciais em etiquetas NFC, facilitando múltiplos acessos.

Praticidade com segurança

Compartilhar Wi-Fi sem digitar senhas já é possível em grande parte dos dispositivos. Com os QR Codes, compartilhamento automático e alternativas seguras, é possível controlar quem acessa a rede, ganhar praticidade e manter a proteção digital.

Leia mais: Após apagão, CrowdStrike pode ter um problema “continental” nas mãos


SOBRE O AUTOR

Jornalista, com experiência em produção de matérias e conteúdos multiplataforma. Atuou em veículos independentes e comunitários, além ... saiba mais