Esqueceu de responder? WhatsApp começa a enviar lembretes; veja como usar

Nova função amplia as opções de organização e promete mais praticidade dentro do aplicativo de mensagens

Tela do WhatsApp no iPhone
A ferramenta promete facilitar a organização de informações em meio ao alto volume de conversas. Créditos:Reprodução/WABetaInfo

Guynever Maropo 1 minutos de leitura

O WhatsApp começou a liberar o recurso de lembretes de mensagens para usuários de iPhone. A novidade chega com a atualização 25.25.74 na App Store, após testes no Android.

A ferramenta promete facilitar a organização de informações em meio ao alto volume de conversas. Agora, será possível definir notificações para mensagens específicas em horários escolhidos, evitando que compromissos ou detalhes importantes sejam esquecidos.

Como funcionam os lembretes?

O recurso aparece no menu de ações da mensagem. O usuário pode escolher alertas rápidos em prazos de duas horas, oito horas ou um dia, além de definir data e horário personalizados.

Mensagens com lembrete recebem um ícone de sino. Quando o alerta é disparado, o WhatsApp envia uma notificação com o conteúdo completo, incluindo mídia e informações do chat. Após o envio, o lembrete é removido automaticamente.

Todo o processamento acontece no próprio dispositivo. Nem os participantes da conversa, nem o WhatsApp têm acesso às informações vinculadas ao alerta, o que garante a privacidade do usuário.

Leia mais: Evento da Meta é marcado por falhas durante demonstração de novos óculos; veja vídeos.

Disponibilidade e outras novidades

O lançamento ocorre de forma gradual. Apenas parte dos usuários de iOS recebeu a atualização, mas a liberação para todos deve acontecer em breve. No Android, os testes começaram na versão beta 2.25.21.14.

A função substitui a necessidade de recorrer a aplicativos externos para organizar tarefas. Agora, o agendamento de compromissos pode ser feito diretamente dentro do WhatsApp.

Leia também: WhatsApp é seguro? Não, segundo ex-chefe de segurança da empresa.

Além dos lembretes, o aplicativo recebeu ajustes no gesto de arrastar para responder mensagens, que agora abre uma tela dedicada à resposta. Outra novidade é o sistema unificado de chamadas, que permite iniciar ligações, criar links de convite e até agendar conversas em grupo.

Você pode se interessar também:

Com essas mudanças, o WhatsApp reforça a proposta de centralizar funções úteis e reduzir a dependência de ferramentas externas.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais