Esses hábitos estão acabando com seu fone de ouvido sem você perceber

Alguns hábitos no uso diário podem encurtar a vida útil dos fones

Fone sem fio
Cuidados essenciais podem manter os fones em bom estado por mais tempo. Crédito: Pexels

Gabriel Nassif 2 minutos de leitura

Os fones de ouvido se tornaram indispensáveis para ouvir música, assistir vídeos e participar de reuniões online. Porém, como qualquer aparelho eletrônico, esses objetos exigem cuidados para manter a durabilidade e a qualidade do som, principalmente os fones com fio.

No entanto, alguns hábitos comuns podem reduzir a vida útil do dispositivo sem que o usuário perceba. A seguir, veja quais hábitos podem prejudicar a durabilidade do fone.

Leia também: Gravadoras começam a negociar o uso de suas músicas para criações feitas com IA

Limpeza inadequada

Modelos intra-auriculares acumulam sujeira com facilidade, o que compromete tanto a higiene quanto a qualidade sonora.

Para evitar possíveis problemas, é recomendado utilizar álcool isopropílico em pequenas quantidades para fazer a limpeza e higiene do dispositivo com frequência.

Exposição ao calor

Altas temperaturas também danificam circuitos internos e podem estufar baterias recarregáveis dos fones sem fio. Evitar deixar os fones em ambientes muito quentes é essencial para preservar o funcionamento do aparelho a longo prazo.

Uso em volume máximo

Ouvir música constantemente no volume máximo prejudica a audição e compromete também os drivers sonoros internos. Além disso, esse hábito acelera o desgaste da bateria nos modelos sem fio.

Esse vídeo pode te interessar:

Cabos mal preservados

No caso dos modelos com fio, enrolar o cabo de forma descuidada pode romper os fios internos, além de causar mau contato do dispositivo. A recomendação é guardar o acessório de maneira correta, por exemplo, dentro de uma caixa. Isso ajuda a evitar possíveis falhas.

Além disso, para os fones sem fio, utilizar uma case garante proteção extra para bateria, o que ajuda na preservação do dispositivo.

Ignorar aplicativos de fábrica

Muitos usuários não utilizam os aplicativos disponibilizados pelas fabricantes. Porém, esses softwares permitem atualizar o dispositivo, personalizar o áudio e acompanhar relatórios de bateria, recursos que aumentam a durabilidade do fone.

Cuidados que fazem diferença

Com limpeza regular, armazenamento correto, uso consciente do volume e aproveitamento dos recursos digitais, os fones de ouvido podem durar mais tempo e entregar melhor experiência sonora para os usuários.

Leia mais: Tecnologia do micro-ondas pode reduzir lixo eletrônico do seu celular pifado


SOBRE O AUTOR

Jornalista, com experiência em produção de matérias e conteúdos multiplataforma. Atuou em veículos independentes e comunitários, além ... saiba mais