Estes programas vão ajudar você a finalmente aprender a desenhar

Crédito: Dose Media/ Unsplash

Jeremy Caplan 5 minutos de leitura

Passei minha vida toda tentando aprender a desenhar. No ensino médio, penei para passar de ano em artes. Recentemente, venho trabalhando em formas de pôr ideias no papel por meio de esboços, mas também queria poder desenhar de forma mais criativa com minhas filhas. Aqui, quero compartilhar ferramentas que têm sido úteis na minha jornada de pessoa com dificuldade de desenhar, mas que deseja deixar os anos de rabiscos mal feitos para trás.

EXCALIDRAW

É uma ferramenta simples e gratuita. Ao contrário de outros programas que permitem criar formas e texto perfeitos, este é intencionalmente feito para esboços. Você pode criar diagramas organizados com aquela sensação informal e descontraída que os desenhos trazem.

Por que é útil: permite inserir desenhos em documentos e apresentações, para dar um toque mais humano e pessoal. Você pode criar seus próprios do zero em vez de usar templates feitos por outra pessoa. Ele tem vários recursos úteis:

  • Ajustar o desenho para torná-lo mais parecido com um feito à mão ou deixá-lo mais perfeito. Também dá para alterar a espessura das linhas e preencher ou colorir formas.
  • O texto se parece bastante com a escrita à mão. Pode ser usado para dar um ar mais autêntico, que combine com seus desenhos.
  • Adicionar desenhos de código aberto a partir de uma biblioteca gratuita que complementa outros recursos do Excalidraw.
  • Colar informações e dados para criar gráficos simples que parecem feitos à mão.
  • Colaborar em tempo real com outras pessoas compartilhando um link.
  • Exportar desenhos em arquivos de imagem ou PDFs para usar em documentos, flyers, apresentações, posts nas redes sociais ou onde quiser.
  • Incorporar desenhos ao Notion, que recentemente introduziu uma nova integração com o Excalidraw.

Limitações:

  • A versão gratuita só permite trabalhar em um desenho por vez.
  • Número limitado de formas. Para quem pensa em criar diagramas complexos, talvez o ideal seja uma ferramenta de desenho mais sofisticada, como Figma ou Sketch, ou mesmo aplicativos de lousas digitais.
  • A biblioteca de desenhos de código aberto é limitada e muito menor do que as de outras ferramentas populares, como o Omnigraffle.

Plataformas: aplicativo web, ou seja, funciona em qualquer plataforma em que se possa acessar a internet.

Preço: gratuito para usar. A versão premium custa U$ 7 e permite criar uma coleção de desenhos seus.

AUTODRAW

Ao desenhar um objeto no Autodraw, o software adivinha imediatamente o que é e permite adicionar a sugestão de desenho que ele mesmo oferece. Para fazer uma bicicleta, por exemplo, basta fazer dois círculos com linhas conectando-os e o programa sugere desenhos para você. Ao escolher um, o esboço é magicamente substituído. Funciona como um autocorretor, só que para desenhos.

Por que é útil: dá para criar rapidamente um desenho ou diagrama com um conjunto de itens, mesmo que você não seja capaz de desenhá-los perfeitamente, e usá-los em slides, flyers, documentos ou em qualquer outro lugar.

Plataformas: aplicativo web, por isso é fácil de usar.

Preço: gratuito.

JOGOS ONLINE DE DESENHAR

Você pode se divertir bastante com qualquer um desses jogos, com amigos ou em salas abertas e públicas, ao mesmo tempo em que põe em prática suas habilidades de desenho. Mas lembre-se que os jogos gratuitos ocasionalmente mostram anúncios irritantes.

  • O Skribbl.io é uma espécie de Pictionary, aquele jogo parecido com Imagem & Ação, que tantas famílias amam. Seja jogando em uma sala pública ou fechada, todos se revezam desenhando e tentando adivinhar.
  • O Let’s Draw tem várias modalidades simples e divertidas. Em uma, você copia um desenho que vê. Em outra, aprende vendo como outros o desenham. Você pode competir contra si mesmo, contra amigos ou desconhecidos, em uma sala pública.
  • O Quick, Draw é um jogo solo no qual você rabisca desenhos simples e vê se a inteligência artificial consegue identificar o que é.
  • O Drawful 2 (U$ 10) é ideal para festas, quando o mais comum é usar smartphone ou tablet. Também dá pra jogar no computador ou até mesmo em um console de game, como XBox ou Playstation.

JOGOS DE TABULEIRO

  • O Telestrations vem com pequenos blocos de desenho para cada jogador. É uma mistura de Pictionary e da brincadeira telefone sem fio, onde uma palavra é passada adiante em um círculo. Depois de desenhar a palavra, o desenho é passado para o próximo jogador, que escreve o que acha que é. Em seguida, passa o bloco para o próximo, que deve desenhar a palavra que o anterior escreveu. No final da rodada, quem começou recebe o bloco de volta com o desenho original e todos os palpites e desenhos. Aí descobre se acharam que seu dinossauro era, por exemplo, um dragão.
  • Tecnicamente, o Só Uma não é um jogo de desenho, mas é tão divertido que preciso mencioná-lo aqui. Cada participante recebe uma mini lousa. Uma palavra secreta é escolhida e todos os outros jogadores escrevem uma dica para que o único que não a viu tente adivinhar. A dificuldade: se dois jogadores escreverem a mesma dica, ela não pode ser usada na rodada. É um jogo colaborativo, para todas as idades, fácil de aprender e muito divertido.

LIVROS DE DESENHO

Continuo lendo livros de técnicas e dicas de como desenhar, na vã esperança de acabar aprendendo. Alguns deles foram bastante úteis:

  • Show and Tell, Draw to Win e The Back of the Napkin são todos de Dan Roam. Por meio de simples desenhos feitos à mão, o autor mostra um passo a passo para pessoas com dificuldades de desenhar. Ele explica não apenas como desenhar, mas também como usar recursos visuais simples para se comunicar de forma mais eficaz.
  • Thinking with a Pencil, escrito por Henning Nelms, é um guia clássico, com 692 ilustrações para ajudar a tornar mais simples a arte de desenhar.
  • The Sketchnote Handbook, de Mike Rohde, é bastante útil para criar anotações visuais e transcrever ideias em imagens simples.

SOBRE O AUTOR

Jeremy Caplan é diretor da Newmark Graduate School of Journalism da CUNY e criador da newsletter Wonder Tools. saiba mais