POR MICHAEL GROTHAUS

O WhatsApp acaba de anunciar o tão esperado backup de conversas totalmente criptografadas de ponta a ponta para o iCloud e o Google Drive. Antes, quando as mensagens do WhatsApp eram salvas nos sistemas de armazenagem em nuvem da Apple e do Google, elas ainda podiam ser acessadas por ambas as empresas através de decisão judicial.

Mas agora, com o WhatsApp oferecendo backup de mensagens totalmente criptografadas na nuvem, ninguém, exceto o usuário, pode ter acesso a elas. Na postagem no blog da empresa anunciando o lançamento do recurso, o WhatsApp declarou:

“Embora as mensagens criptografadas de ponta a ponta que você envia e recebe sejam armazenadas em seu dispositivo, muitas pessoas também desejam fazer backup para o caso de perderem seu aparelho. A partir de hoje, estamos disponibilizando uma camada extra opcional de segurança para proteger backups armazenados no Google Drive ou no iCloud. Nenhum outro serviço de mensagens global oferece este nível de segurança para mensagens de texto, de voz, mídia, chamadas de vídeo e backups das conversas de seus usuários.

Agora você pode proteger seu backup criptografado de ponta a ponta com uma senha de sua escolha ou com uma chave de criptografia de 64 dígitos que só você conhece. Nem o WhatsApp nem as empresas de armazenamento em nuvem serão capazes de ler seus backups ou acessar a chave ou senha necessária para desbloqueá-los.”

A implementação do recurso possui, no entanto, uma desvantagem: já que ninguém além do próprio usuário pode descriptografar o backup, se ele esquecer a senha ou chave de criptografia, não terá como acessá-lo. Este é um problema que ocorre com tudo que é totalmente criptografado de ponta a ponta.

Essa notícia também significa que o aplicativo de mensagens do Facebook ficou ainda mais seguro do que o da Apple. Apesar da Apple criptografar iMessages armazenadas no iCloud do usuário, ela ainda tem acesso a elas, o que significa que, por determinação de órgãos legais, a empresa pode acessá-los. Até agora, a Apple tem resistido ao backup criptografado de ponta a ponta no iCloud e em Mensagens, mas talvez agora que o WhatsApp passou a oferecer o recurso, mude finalmente de ideia e faça o mesmo.

O WhatsApp esclarece que, embora esteja lançando o recurso hoje, ele será implementado em fases, o que significa que pode demorar um tempo até que todos os usuários possam acessá-lo.

SOBRE O AUTOR

Michael Grothaus é jornalista e romancista. Seu livro Epiphany Jones acaba se ser publicado pela Orenda Books.