5 perguntas para Christiane Canavero, diretora global de ESG do Nubank

Crédito: Fast Company Brasil

Claudia Penteado 4 minutos de leitura

Para a Chris Canavero, inovação é a base para o sucesso de qualquer negócio.  Com mais de 15 anos de experiência nas áreas de ESG, diversidade & inclusão, comunicação corporativa & marketing e educação, ela trabalhou em grandes multinacionais e assumiu, em maio de 2021, a posição de diretora global de ESG no Nubank. Chris é formada em engenharia industrial química, fez MBA em negócios pela Universidade de Pittsburgh e é mãe da Nina e do Enzo. Confira o que ela respondeu nesta  primeira entrevista da série Cinco Perguntas da Fast Company Brasil, que ouvirá, semanalmente, o que algumas das lideranças mais criativas e inspiradoras do mundo dos negócios têm a dizer sobre inovação, sustentabilidade e qualidade de vida.  

1. O que é inovação pra você?

Para mim, inovação é a base para o sucesso de qualquer negócio. E, hoje, a tecnologia permeia e lidera essas iniciativas simples e práticas. O processo de inovação envolve facilidade, rapidez, dinamismo e pioneirismo. O Nubank é um ótimo exemplo desse modo de pensar disruptivo, nascemos justamente para desafiar a burocracia e melhorar o acesso aos serviços financeiros. 

Além disso, no Nubank, sempre fomos disruptivos dentro de um sistema velho e engessado e, por isso, demos muito espaço à inovação. Somos uma empresa de tecnologia que oferece serviços financeiros focados no cliente. Aliás, focar no cliente, em soluções simples e transparentes, já é uma grande inovação em si.

 2. Qual a soft skill mais importante nos tempos atuais?  

No Nubank, nós construímos times fortes e diversos. Esse sempre foi um valor importante para nós e que permeia todo nosso trabalho quando pensamos em atender as demandas de mais de 40 milhões de clientes.

De forma geral, acredito que algumas soft skills, como resolução ágil de problemas, boa relação interpessoal e trabalho em equipe, que são características cada vez mais valorizadas, devem andar juntas, promovendo um cenário ideal nas empresas. Ter e manter o cliente no centro, de acordo com o que ele demanda, também é fundamental. 

 3. O que o conceito de sustentabilidade representa no seu negócio?

No Nubank, trabalhamos o conceito de ESG como um todo e o chamamos de Nu Impacto. Cada uma dessas dimensões (o E, o S e o G) são extremamente importantes, transversais e complementares. Por isso, temos diversas ações voltadas para cada uma delas, sendo uma empresa com modelo de governança ético, transparente e eficaz. 

Por exemplo, embora o Nubank seja uma plataforma de serviços financeiros totalmente digital, no ano passado, conseguimos compensar 100% o nosso impacto de carbono ao investirmos em projetos socioambientais que geram “crédito de carbono”.

A questão social também é levada muito a  sério no Nubank. Por isso, acreditamos no poder de devolver às pessoas o controle sobre o seu dinheiro, desenvolver produtos financeiros simples e fáceis de usar. O resultado disso é que incluímos cerca de 4 milhões de pessoas no sistema financeiro até junho de 2021, de acordo com estudo da BSD Consulting.

4. O que significa qualidade de vida para você?

Qualidade de vida para mim começa com conciliação do tempo. Ter espaço na agenda para o trabalho, família, amigos e lazer — estabelecer uma rotina dentro e fora do trabalho contribui diretamente para uma boa qualidade de vida. 

Além disso, trabalhar com algo que você realmente ama e com propósito faz toda a diferença. No Nubank, por exemplo, meu propósito é o mesmo da empresa como um todo: ter uma impacto positivo e significativo na vida das pessoas, seja incluindo cada vez mais pessoas no sistema financeiro por meio da tecnologia e desburocratizar o sistema no país, seja por investimento em projetos de capacitação e empregabilidade para jovens em situação de vulnerabilidade social, trabalhando todos os dias para construirmos, aqui no Nubank, times fortes, unidos e diversos.  

Aqui no Nubank, buscamos sempre afetar positivamente a qualidade de vida dos funcionários. Uma empresa é feita, antes de tudo, por pessoas: no Nubank, por trás de cada produto e cada atendimento estão mais de 5000 profissionais. Um dos nossos valores fundamentais é que nós construímos times fortes e diversos – e a colaboração entre pessoas é fundamental para isso. Todo esse universo reflete na vida como um todo de cada um dos nossos funcionários e ajuda a solidificar o bem-estar pessoal. 

Além disso, é claro, ter um bom relacionamento com as finanças é essencial para a qualidade de vida — algo que o Nubank também defende. O planejamento financeiro traz tranquilidade para a vida das pessoas e, por isso, temos ferramentas de educação financeira que oferecemos para nossos clientes de forma gratuita, de modo que eles possam aprender a se planejar de forma efetiva financeiramente e ter uma melhor qualidade de vida. 

5. Qual o seu conselho para quem quer ter sucesso nos negócios e na vida? 

Acredito que a principal métrica do sucesso é você amar o que faz. Concretizar seu propósito todos os dias. Enquanto você estiver amando o que faz em sua vida pessoal e profissional, você estará dando o seu melhor, cada minuto, cada dia e certamente o  sucesso será apenas uma consequência de cada decisão, de cada escolha, de cada esforço, de cada “vamos pra frente que vai dar certo”. 


SOBRE A AUTORA

Claudia Penteado é editora chefe da Fast Company Brasil. saiba mais