POR MICHAEL GROTHAUS

Se você está se perguntando porque o bitcoin disparou recentemente, isso se deve a um homem e um tweet — e não, este homem não é o Elon Musk. No dia15/10, o fundador do Twitter e CEO da Square, Jack Dorsey, tuitou que a empresa de pagamentos “está considerando construir um sistema de mineração de bitcoin” que terá código aberto e estará disponível para pessoas e empresas.

“A Square está considerando construir um sistema de mineração de bitcoin com código aberto para indivíduos e empresas em todo o mundo. Se de fato fizermos isso, utilizaremos nosso hardware wallet de forma que todos possam colaborar. Mas antes, algumas reflexões e perguntas.”

Em outras palavras, é um dos CEOs de tecnologia mais renomados do mundo dizendo que ele e sua empresa veem um futuro promissor em bitcoins. E, como aponta a CNBC, o preço da criptomoeda subiu após este tweet dele, chegando a mais de US$ 62.500 – quase um recorde. No momento em que este artigo está sendo escrito, o bitcoin estava flutuando em torno de US$ 61.270, de acordo com a CoinDesk.

Dorsey continuou a tuitar algumas reflexões sobre a mineração de bitcoin, dizendo que ela precisa ser mais distribuída, ser mais acessível e ter eficiência de energia. E embora o CEO não tenha se comprometido a levar o projeto até o fim, ele anunciou que a Square “iniciará uma investigação técnica profunda para dar prosseguimento ao projeto.”

“Nossa equipe liderada por @jessedorogusker iniciará uma profunda investigação técnica para dar prosseguimento ao projeto. Adoraríamos ouvir ideias, preocupações e ter a colaboração de todos vocês. Como e por que devemos fazer isso? Atualizaremos esta thread à medida que tomarmos mais decisões. E agora, fiquem com o Jesse.”

SOBRE O AUTOR

Michael Grothaus é jornalista e romancista. Seu livro Epiphany Jones acaba se ser publicado pela Orenda Books.