Agricultores ucranianos contam com apoio gratuito de tecnologia de monitoramento

Crédito: Fast Company Brasil

Fábio Cardo 2 minutos de leitura

A Ucrânia tem papel muito relevante na oferta de alimentos no mundo. O país é responsável por 10% das exportações globais de trigo, 14% das exportações de milho e quase 50% do óleo de girassol, segundo informações do Departamento de Agricultura dos EUA. A guerra com a Rússia trouxe grande vulnerabilidade na questão alimentar internamente e para os países que dependem da exportação dos produtos ou na importação de insumos para manter as plantações.

Ações coordenadas de parceiros internacionais participantes da Coalizão de Apoio aos Agricultores Ucranianos (Support Ukrainian Farmers Coalition – SUFC), promovida por iniciativa da EarthDaily Analytics (EDA), está levando gratuitamente aos agricultores ucranianos imagens de satélites para que possam realizar o monitoramento remoto. A iniciativa permite que produtores tenham as áreas de cultivo monitoradas por satélite e obtenham dados meteorológicos para uso mais eficiente dos recursos disponíveis.

Ucrânia é responsável por 10% das exportações globais de trigo (Crédito: Pexels)

Com acesso antes limitado a informações, devido às restrições de acesso aos locais, a Coalizão permitiu acessar dados geoanalíticos com as condições climáticas e índice de vegetação em áreas de produção agrícola durante a guerra. Essa tecnologia oferece apoio direto e material aos agricultores e garante a semeadura, adubação, aplicação de defensivos e colheita em 2022 e posteriormente. 

Com mais de 50 setores envolvidos, a Coalizão coordena ações e esforços de parceiros internacionais para fornecer sementes, fertilizantes e recomendações agronômicas baseadas em dados de satélite e meteorológicos para uso mais eficiente dos recursos disponíveis.

A EarthDaily Analytics e a Agrilab, fornecedor de soluções integradas de agricultura de precisão, trabalham junto aos agricultores que podem otimizar a produção diante da escassez de recursos causada pela guerra com uma ferramenta geoanalítica gratuita.

A área total de fazendas atualmente inscritas no programa de monitoramento é de cerca de 7 milhões de hectares, sendo 1,5 milhão monitorados ativamente devido às complicações apresentadas pelo conflito – volume que poderá crescer sem restrições.

1,5 milhão de hectares de terras cultivadas são monitorados ativamente

Segundo Don Osborne, CEO da EarthDaily Analytics, a empresa faz uso de processamento e análise de dados, combinando ferramentas de big data com tecnologias espaciais.

“Diante de uma crise econômica e de segurança alimentar iminente dentro no país e em todo o mundo, utilizamos nossa presença na região e a rede de relacionamentos do setor agrícola regional e global para oferecer apoio material aos agricultores da Ucrânia, um dos países produtores de alimentos mais importantes do mundo”.

Existem muitas dúvidas quanto aos impactos das restrições impostas nas relações comerciais entre Brasil e Ucrânia. De um lado, o Brasil pode suprir parte das demandas por milho para os países que compram dos ucranianos. Por outro, a dependência na importação de fertilizantes da Rússia é uma incerteza.

“Nesse momento de incertezas para a produção agrícola, entendemos que o trabalho da Coalizão é urgente para minimizar os impactos do fornecimento de grãos para o mercado mundial”, explica Don Osborne.

Os serviços globais de geoinformação da EarthDaily incluem desde o monitoramento de safras e benchmarking para gerenciamento de risco até agricultura de precisão e suporte à comercialização de grãos.


SOBRE O AUTOR

Fábio Cardo é economista de formação, atua em comunicação empresarial e empreendedorismo e é co-publisher do canal FoodTech da Fast Co... saiba mais