Alimentos com aromas que evocam emoções e memórias: você está preparado?

NotCo registra novo grupo de patentes de inteligência artificial que codificam sabores relacionados às emoções humanas

Crédito: Andi Rieger/ Freestocks/ Unsplash/ NotCo

Fábio Cardo 2 minutos de leitura

A NotCo, uma das empresas de alimentos plant-based mais inovadoras e de rápido crescimento do mundo (além de ser a que mais recebe investimentos internacionais na América Latina no segmento de foodtech), acaba de registrar um conjunto de patentes de uma nova tecnologia que promete gerar grande impacto na indústria de alimentos.

A novidade parte da evolução da Giuseppe, tecnologia proprietária de inteligência artificial, capaz de desenvolver odores e aromas que evocam emoções e memórias humanas.

As patentes foram concedidas com base na nova capacidade de detectar essências aromáticas de alimentos plant-based e transformá-las em um perfume que promove a ativação das memórias. Em breve, Giuseppe poderá construir sabores que evocam sentimentos como se apaixonar pela primeira vez ou o cheiro da infância.

A ciência está bem documentada sobre como os aromas estão conectados à emoção, memória e humor. Odores e cheiros são processados ​​por regiões do cérebro ligadas à emoção e à memória, incluindo a amígdala e o hipocampo.

Odores e cheiros são processados ​​por regiões do cérebro ligadas à emoção e à memória.

Giuseppe é agora a única tecnologia com a capacidade de criar essas associações positivas por meio de alimentos e bebidas à base de plantas. Ao entender o sabor no nível molecular e interpretar a emoção que o cérebro associa a ele, a NotCo pode recriar essas experiências por meio de sabor e aroma usando apenas ingredientes à base de plantas.

O investimento nessas novas tecnologias tem por objetivo acelerar a qualidade e o crescimento do mercado para alimentos plant-based. “O sabor sempre reinará supremo, mas o que sentimos quando cheiramos nossa comida é uma nuance poderosa”, diz Karim Pichara, cofundador e CTO da NotCo.

CHEIRO E GOSTO IGUAIS AOS DE ORIGEM ANIMAL

“Os cheiros e aromas são uma parte crítica para motivar mais pessoas a adotarem opções à base de plantas a longo prazo. Essas novas patentes fortalecem ainda mais a experiência ao criar produtos à base de plantas que têm sabor, função alimentar e cheiro exatamente como seus equivalentes de origem animal. Ao combinar os cheiros nostálgicos que as pessoas associam a certas memórias e emoções, estamos abrindo um novo caminho para que eles mudem para o plant-based.”

aromas são uma parte crítica para motivar mais pessoas a adotarem opções à base de plantas.

Como a primeira empresa a alavancar a inteligência artificial para explorar a recriação de aromas nos alimentos, a NotCo está acelerando o desenvolvimento de produtos com mais precisão. A tecnologia já foi usada para desenvolver as receitas NotChicken tradicionais de frango frito da marca, lançadas no Brasil, México, Argentina e Chile em 2021.

“Muitas pessoas não percebem que quando comemos, muito do ‘sabor’ vem de cheiros e aromas. Essas novas patentes nos ajudam a replicar a verdadeira experiência de produtos de origem animal, mas apenas com moléculas à base de plantas”, explica Matias Muchnick, cofundador e CEO da NotCo.

A nova tecnologia será aplicada a todo o desenvolvimento de produtos no futuro. Isso inclui joint ventures e parcerias como a anunciada no início do ano com a Kraft Heinz. Menos de um ano após o lançamento no mercado norte-americano, a NotCo atingiu uma avaliação recorde de US $1,5 bilhão. Seus produtos são vendidos em vários países, incluindo EUA, Canadá, Brasil, Argentina, Chile, México, Peru e Colômbia.


SOBRE O AUTOR

Fábio Cardo é economista de formação, atua em comunicação empresarial e empreendedorismo e é co-publisher do canal FoodTech da Fast Co... saiba mais