Brasileira AgroBee ganha reconhecimento internacional
Agtech que promove polinização com tecnologia recebe prêmio no Reino Unido com seu posicionamento de “propósito antes do lucro”
As soluções biológicas estão em crescente uso e relevância. O aumento de produtividade é notável em diversas culturas, antes muito dependentes de soluções químicas. A polinização e a agricultura regenerativa são soluções que ganham escala, ainda mais quando podem contar com o suporte de tecnologia.
A AgroBee, startup que promove a integração no campo entre produtores rurais e criadores de abelhas, promovendo a polinização com o manejo eficiente no campo, acaba de obter reconhecimento internacional: ganhou o The E2E Global Scale-Up Awards, na categoria Purpose Before Profit Award (Propósito Antes do Lucro).
A empresa recebeu o prêmio em evento realizado em Londres, no final de julho. Foi a única representante brasileira, entre 10 premiados, que atendeu o quesito de ter um propósito de negócios que está acima do objetivo de lucratividade em termos de prioridade.
A premiação é uma iniciativa da E2E – Extraordinary Connections for Entrepreneurs, uma próspera potência de empreendedores inovadores, investidores, empresas e não-executivos empreendedores, fundada em 2011 por Shalini Khenka, CEO, com o suporte de sir Richard Branson (ex-presidente honorário).
Desde então, a E2E atua apoiando scale-ups (empresas que crescem de maneira escalável e sustentam esse crescimento por um prazo de pelo menos três anos), buscando ações de crescimento e financiamento pré-IPO, com acesso a investidores líderes, especialistas setoriais, experientes mentores e provedores de serviços corporativos de alta qualidade.
A premiação está em linha com o objetivo de reunir empreendedores globais e permitir que eles mostrem seus negócios aos principais gestores e investidores no mercado global.
PRÁTICAS TRADICIONAIS + TECNOLOGIA
A solução Agrobee, por meio de sua plataforma digital, promove o empreendedorismo ao permitir a conexão entre criadores de abelhas que podem locar suas colmeias para produtores de diversas culturas que buscam melhor produtividade. Esta é mais uma opção de aumento de renda para os apicultores.
A empresa indica que a polinização amplia em 17% a produtividade da cultura de café, em 20% a de soja, 40% em sementes de girassol, 60% na de abacate, além de reduzir em 77% morangos com deformação, para citar alguns benefícios. Mais de 70% dos cultivos agrícolas se beneficiam da polinização. A Agrobee consegue identificar as melhores opções de polinização assistida para cada tipo de cultura e local.
A Nestlé é uma das que adotaram a solução da Agrobee em seu programa Nescafé Origens do Brasil. Com a adoção da solução de polinização, a empresa afirma estar promovendo o cultivo sustentável de cafés, com redução de uso de recursos naturais, apoiando os pequenos produtores para obterem um produto de melhor qualidade e melhorando a renda no campo.
“Levamos técnicas inovadoras com o uso dos serviços ecossistêmicos das abelhas, por meio de uma plataforma digital que utiliza tecnologia 4.0 e inteligência artificial. Esse reconhecimento é uma janela para o mundo das soluções para a agricultura sustentável que nossa startup pode oferecer”, comenta Andresa Berretta, sócia da Agrobee.