Cogumelos podem ser a próxima tendência em alimentos funcionais

O mercado de cogumelos deve chegar a US$ 19,3 bilhões em 2030, um negócio de alta rentabilidade e perspectiva de rápido crescimento

Crédito: Istock

Fábio Cardo 2 minutos de leitura

Os últimos anos trouxeram muitas novidades em termos de alimentos mais saudáveis, buscados por muita gente que decidiu rever seus hábitos para melhor a qualidade de vida. Os cogumelos, presentes em nosso planeta há milhões de anos, irredutíveis no quesito sobrevivência, ainda não cresceram na preferência desse tipo de consumidor, mas têm tudo para ocupar lugar de destaque nas dietas.

As variedades de cogumelos shitake, shimeji, paris e portobello são bem conhecidas e de fácil acesso em mercados. A versão mais nobre, as trufas, já nem tanto. De um modo geral, é bem comum encontrar pratos em restaurantes e receitas com estes tipos de cogumelos, que performam muito bem para melhorar a saúde.

Eles fornecem vitaminas do complexo B, fibras, antioxidantes e outros nutrientes que proporcionam diversos benefícios à saúde. São flexíveis no preparo de alimentos, em snacks e compondo com molhos em pratos principais.

Crédito: Freepik

Mesmo sem validação científica, existem muitas informações sobre respostas positivas do organismo humano aos cogumelos. A Liv Up, por exemplo, traz em seu site diversas recomendações de consumo dos cogumelos nas dietas saudáveis.

Incluem-se como benefícios o fortalecimento do sistema imunológico, a prevenção de doenças por conta dos antioxidantes, coração e ossos mais saudáveis, além da redução do risco de diabetes e do controle da ansiedade.

O que ainda está por crescer em relevância nas dietas são cogumelos mais funcionais e compostos com outros ingredientes. Algumas indústrias estão produzindo chás espumantes a partir da infusão de cogumelos, barras de chocolate, misturas de café e granola que afirmam impulsionar o cérebro, melhorar o humor ou ajudar a ter uma vida mais longa e saudável.

BENEFÍCIOS FUNCIONAIS

A norte-americana Immorel é uma das indústrias que estão entrando nesse nicho. Produz uma bebida com extrato de cogumelos funcionais, suco de frutas e aromas botânicos.

Entre os benefícios do cogumelo estariam o fortalecimento do sistema imunológico e ajuda no controle da ansiedade.

Com uma proposta mais ousada, a Little Saints elabora blends de bebidas usando extrato de cogumelo reishi, CBD e terpenos botânicos. Somados, eles reagem com radicais livres (que são substâncias carcinogênicas), reduzem os riscos de se contrair doenças cardiovasculares e degeneração macular, segundo documentação especializada em química.

Entre as variedades mais usadas e promovidas como apoio à saúde estão os cogumelos reishi e cordyceps, ao lado de outras vitaminas, antioxidantes e ingredientes supostamente funcionais, como resina shilajit e ashwagandha – um tipo de arbusto que tem sido usado por milhares de anos na medicina ayurvédica. Uma verdadeira busca por registros ancestrais e muito antigos de alimentos funcionais.

Pesquisa realizada pela Allied Market Research indica que o mercado de cogumelos deve chegar a US$ 19,3 bilhões em 2030, um negócio de alta rentabilidade e perspectiva de rápido crescimento. O que antes era um hobby de uns poucos e um ingrediente usado mais por chefs de cozinha passará a ser um grande negócio no mercado internacional e acessível a um número maior de consumidores.


SOBRE O AUTOR

Fábio Cardo é economista de formação, atua em comunicação empresarial e empreendedorismo e é co-publisher do canal FoodTech da Fast Co... saiba mais