Entenda como os programas de fidelidade são estratégias ganha-ganha entre empresas e consumidores

Crédito: Fast Company Brasil

Fábio Cardo 3 minutos de leitura

As relevantes ofertas de alimentos e produtos de higiene e limpeza que aparecem nos aplicativos de redes de supermercados não são aleatórias. Existe muita tecnologia envolvida para que as ofertas estejam dentro das expectativas dos clientes e tragam uma boa experiência de consumo. 

GPA, o maior grupo varejista da América Latina, presente em todas as regiões do Brasil com mais de mil lojas físicas e e-commerce, tem a Semantix como empresa de tecnologia parceira para a gestão dos dados de seus clientes inscritos no programa de fidelidade. A empresa construiu a inteligência artificial do aplicativo Meu Desconto, que oferece ofertas personalizadas e mais assertivas aos clientes do programa de fidelidade.

João Paulo Tavares da Silva, Head de Produtos e Marketing da Semantix (Crédito: Semantix)

João Paulo Tavares da Silva, Head de Produtos e Marketing da Semantix, empresa de tecnologia referência em big data, analytics e inteligência artificial, explica que os descontos do programa de relacionamento do Grupo Pão de Açúcar são oferecidos diretamente pelos fornecedores. Estes têm acesso a um dashboard com informações sobre a base de clientes dos programas e às ferramentas, baseadas em análise de dados, que possibilitam a ativação de ofertas específicas. “A jornada dos dados dos clientes passa por um processo de análise de business intelligence (BI), e seguem no apontamento preditivo de intenções de compras. A plataforma permite a melhor precificação com o uso de inteligência artificial e big data, a partir de modelos que são treinados constantemente”, explica João Paulo.

A grande vantagem para as indústrias e redes de varejo é que toda essa tecnologia aplicada no programa de relacionamento permite a previsibilidade de demanda pelos produtos. Podem, assim, programar a produção e logística, aumentando o giro dos estoques e reduzindo perdas em todo o processo. A robotização de todo o processo permite automatizar a operação, respeitando 100% a privacidade dos clientes consumidores.

O agronegócio, que vive com o desafio de redução de perdas que chegam a 30% entre a saída do campo e chegar ao consumidor final, tem o benefício de poder programar a produção de seus itens. Melhor ainda para os produtos de ciclo de produção curto e mais perecíveis.

O uso de aplicativos de fidelização oferecem resultados para toda a cadeia de valor: fornecedores têm mais acesso ao comportamento dos clientes finais e a possibilidade de oferecer ofertas direto ao consumidor, aumentando o volume de vendas. Já o consumidor,  obtém ofertas personalizadas e mais variedade de ofertas, enquanto colabora para intensificar o movimento de digitalização.

Segundo João Paulo, hoje é possível adotar tecnologias que captam e processam dados, atuando de forma integrada, em modelos de ponta-a-ponta. As tecnologias acelerarão continuamente as plataformas de relacionamento, melhorando a experiência de consumo e a produtividade da indústria e das redes de varejo. “É um processo ganha-ganha para todo o mercado”, ressalta ele.

Felizmente os consumidores veem vantagem nos programas de fidelidade e demonstram baixa rejeição em fazer o download, se inscrever e adotar os aplicativos. João comenta que quando o aplicativo Meu Desconto foi lançado em 2016, teve mais de 4 milhões de downloads na primeira semana, ficando à frente de aplicativos de redes sociais populares. “Projetamos algo em torno de 700 mil downloads ao longo do mês de lançamento. A surpresa foi enorme ao vermos o interesse dos clientes do Pão de Açúcar em usar o aplicativo.”

Enquanto as empresas de varejo e indústrias investirem nas plataformas de tecnologia para coleta e processamento de dados, e consumidores se mantiverem atraídos por boas ofertas de produtos e serviços, todo o ecossistema tende a se aperfeiçoar. Todos saem ganhando.


SOBRE O AUTOR

Fábio Cardo é economista de formação, atua em comunicação empresarial e empreendedorismo e é co-publisher do canal FoodTech da Fast Co... saiba mais