POR MARK WILSON

Um milagre.” Assim descrevi a primeira tentativa do KFC de servir frango frito vegano quando experimentei, em janeiro de 2020. Agora, ele finalmente será lançado em todo os Estados Unidos…

Nesta segunda-feira, 10 de janeiro, quase dois anos após ser testado em alguns mercados, Beyond Fried Chicken estará disponível nos KFCs em toda América do Norte. Desenvolvido em conjunto com a Beyond Meat, é o primeiro frango à base de plantas a ser lançado em restaurantes fast-food. O Beyond Fried Chicken — moldado em pedaços que são um intermediário entre nugget e stake de frango — será vendido em embalagens de seis unidades a partir de US$ 6,99.

“Este [produto] precisa democratizar a proteína vegetal e estar acessível onde os consumidores amam frequentar e comer”, disse Ethan Brown, fundador e CEO da Beyond Meat. “A posição que o KFC ocupa mudará a forma como o consumidor se alimenta, não é exagero afirmar isso.”

(Crédito: cortesia KFC/Beyond Meat)

Mesmo que você já tenha experimentado o frango Beyond Meat antes, nunca provou nada parecido com esta nova oferta. A receita foi desenvolvida em conjunto com o KFC especificamente para o uso exclusivo do restaurante. Além de ter o sabor de 11 ervas e especiarias, a proteína foi projetada para se fragmentar como um pedaço de tecido muscular (uma sensação que a Beyond Meat afirma ser mais cara de produzir do que o típico frango vegetal extrudado ou moldado por pressão, outra razão pela qual você não o verá em todos os lugares).

A KFC diz que seu Beyond Fried Chicken esgotou rapidamente, com ótimas críticas, em mercados de teste no início de 2020. E a empresa não fez nada para ajustar a fórmula desde então. Se tudo isso é verdade, então por que demorou tanto para chegar ao mercado?

(Crédito: cortesia KFC/Beyond Meat)

“O maior impedimento foi a Covid”, disse o presidente do KFC dos EUA, Kevin Hochman. “Explodimos todo o nosso calendário promocional.” Ele esclarece que o problema não estava no abastecimento de ingredientes, mas em tudo o mais que precisou ser atualizado para as operações do KFC durante os primeiros dias da pandemia.

Com essas mudanças implementadas e o momento de um novo ano, quando muitas pessoas estão repensando seus hábitos alimentares, o KFC espera fazer barulho com o lançamento do Beyond Chicken em todas as mais de 4 mil lojas do KFC em todo o país. A opção vegana está sendo anunciada como uma oferta por tempo limitado “enquanto durarem os estoques”.

Quanto a quem vai pedir frango vegetal no KFC, a empresa acredita que será uma mistura de onívoros que procuram reduzir o consumo de carne (90% dos consumidores da Beyond Meat comem carne) e novos clientes que podem finalmente se sentir bem-vindos em um restaurante de frango (o teste piloto da empresa provou que o produto atraiu novos clientes).

É por isso que a KFC acredita que seu lançamento de carne vegetal é simplesmente parte de uma maior modernização da marca, incluindo um novo aplicativo móvel e site que permite que você faça pré-encomendas instantâneas, como faz a rede Chipotle, junto com os mais novos itens do menu como sanduíches de frango e batatas fritas.

“Todos os dados que temos sobre o cliente — não apenas para os próximos anos, mas décadas — [sugere] uma dieta rica em proteínas vegetais”, diz Hochman.

SOBRE O AUTOR

Mark Wilson é redator sênior da Fast Company. Escreve sobre design, tecnologia e cultura há quase 15 anos.