Nude investe no segmento de bebidas proteinadas plant-based

Inovação da foodtech atende demandas do público que busca complementos alimentares proteicos, saudáveis e sustentáveis

Crédito: Fast Company Brasil

Fábio Cardo 2 minutos de leitura

Após receber um aporte de capital no início de 2022, a foodtech Nude – nascida há dois anos – inicia um ciclo de lançamento de novos produtos, aumento do time e ampliação de pontos de vendas no país. Como parte dos planos de expansão, a empresa adicionou à sua família de produtos o Nude Bebida Proteica como nova opção de alimento plant-based saudável.

Giovanna Meneghel, cofundadora da Nude, diz que a empresa vê muito potencial no mercado de bebidas à base de plantas, especialmente se comparado às opções hoje existentes de alimentos plant-based.

Giovanna Meneghel (Crédito: Divulgação)

Segundo ela, o segmento de bebidas com base vegetal tem maior crescimento comparado com outros produtos plant-based. Mas, no Brasil representa apenas 2% do mercado, enquanto nos Estados Unidos chega a 15% e na Europa, a 7%.

“O leite vegetal tem melhor penetração no mercado por estar associado à saudabilidade, como opção para as pessoas que são sensíveis à lactose. A interlocução com os consumidores é bem mais fácil. Temos muito o que crescer ainda”, diz Giovanna.

Outro aspecto positivo desta linha de produtos, segundo ela, é a facilidade de acessar pontos de vendas que não demandam refrigeração e podem ter o produto disponível 24 horas por dia, como é o caso de redes de drogarias.

Facilita também a embalagem cartonada asséptica, que permite vida útil mais longa, além de benefícios em transporte, consumo e redução de perdas, considerando critérios de economia circular.

Giovanna destaca que as redes de varejo, de modo geral. também colaboram para a ampliação no acesso. Elas entendem que esses produtos são diferenciais no mix de vendas e estão abertas a inovações.

CARBONO ZERO

Em 2021, a Nude produziu 500 mil litros de produtos e, para 2022, projeta três milhões de litros, tendo por base projetos que vão viabilizar ampliar a escala sem perder qualidade, mantendo o foco na oferta de produtos com sensorial diferenciado, pegada carbono neutro e respeito às questões climáticas.

O novo segmento de bebidas proteicas recebeu R$ 5 milhões de investimentos para pesquisa e desenvolvimento, marketing, comunicação e capital de giro, com o objetivo de conquistar 10% do universo dos proteinados.

“Expandimos nosso portfólio observando o largo crescimento do mercado de bebidas proteicas, além de considerar as necessidades do consumidor, como o alto valor nutricional, baixo impacto ambiental, a saudabilidade e a praticidade de um produto pronto para beber”, diz o cofundador Alex Appel.

A empresa é carbono zero e investiu em uma campanha para ampliar a conscientização sobre as questões ambientais, com o conceito “Sua pegada nutre ou desnutre o corpo da terra?”, e a hashtag #MostraSuaPegada.


SOBRE O AUTOR

Fábio Cardo é economista de formação, atua em comunicação empresarial e empreendedorismo e é co-publisher do canal FoodTech da Fast Co... saiba mais