Puratos vai acelerar startups brasileiras de panificação, confeitaria e chocolate

Crédito: Toa Heftiba/ Unsplash

Fábio Cardo 2 minutos de leitura

Uma faísca criativa e um forte desejo de criar soluções inovadoras para melhorar a oferta e a qualidade dos alimentos. Estas são as principais características dos empreendedores buscados pela Sparkalis, nova iniciativa da Puratos, que acaba de ser lançada no Brasil e no mercado internacional. Quem destaca este perfil é Sofhie Blum, managing partner da empresa e CMO global da Puratos.

O objetivo da Sparkalis é atrair e dar suporte, com mentoria e investimentos, a empreendedores inovadores que trabalhem com panificação, confeitaria e chocolate, e que estejam em fase de pre-seed ou seed. “O Brasil é prioridade porque tem muitos talentos criativos que se encaixam no perfil. Temos ótimas expectativas de poder atraí-los e ajudá-los a crescer como empreendedores no network da empresa”, explica Sophie.

Ao longo de mais de 100 anos de história, a Puratos buscou oferecer soluções inovadoras para simplificar a vida de padeiros, confeiteiros e chocolatiers, de todos os portes. Presente em mais de 100 países, a empresa foi construída a partir desta proposta. Para tanto, mantém 93 centros de inovação em todo o mundo.

Na linha de pães, por exemplo, oferece diversos produtos para torná-los mais saborosos, visualmente atraentes, crocantes e consistentes para fatiar, personalizando as soluções para cada país e os diversos perfis de consumidores.

Sophie Blum, managing partner da Sparkalis e CMO global da Puratos (Crédito: Valentin Studio)

“As prioridades qualitativas do consumidor mudaram. Quando ele pega um pão ou confeito, a primeira avaliação não é mais olfativa, como antigamente. Hoje, a prioridade é o visual: se gosta, tira logo uma foto para publicar nas redes sociais. Depois vai para a experiência sensorial olfativa e gustativa”, explica a executiva.

A empresa conta com uma grande estrutura de dados, coletados em todo o mundo, processados com uso de inteligência artificial e publicados na pesquisa TasteTomorrow. O estudo aponta as principais tendências e preferências dos consumidores em todos os mercados. Os resultados são repassados para os times de inovação, para que possam buscar as melhores soluções em termos de ingredientes e formulações.

A partir dessas informações, foram identificados quatro principais eixos que se tornaram chave para a avaliação dos negócios da Sparkalis com as empresas que queiram apresentar propostas: plant-based, fermentação, digitalização e manufatura.

APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS

A estrutura da Sparkalis, que conta com 100 experts no negócio, avaliará as propostas dos empreendedores quanto a relevância e alinhamento com os princípios de negócios da empresa. Os interessados terão acesso a uma página no website, onde poderão inserir dados básicos da proposta com os produtos ou serviços que desejam oferecer.

A expectativa é que as propostas sejam avaliadas e recebam retorno no prazo de seis a oito semanas. A executiva destaca que os negócios devem se enquadrar nas parcerias estratégicas, podendo participar como investidores e acionistas.

“A presença global da Puratos, os dados dos mercados internacionais que temos e a estrutura de profissionais dedicados à inovação permitirão avaliar projetos que podem ser de interesse global”, detalha Sophie. As startups escolhidas terão apoio no processo de estruturação dos negócios, no go-to-market, na estrutura de business plan e até em coaching.


SOBRE O AUTOR

Fábio Cardo é economista de formação, atua em comunicação empresarial e empreendedorismo e é co-publisher do canal FoodTech da Fast Co... saiba mais