Fora da garagem: cidade no RS testa carregamento público para carros elétricos
Foram disponibilizadas oito vagas com carregadores rápidos em vias públicas para avaliar a viabilidade técnica e operacional; projeto vai usar dados para orientar futuras políticas de mobilidade sustentável

A capital gaúcha vai começar a oferecer ainda em janeiro o carregamento público de veículos elétricos em espaços urbanos. A Prefeitura de Porto Alegre anunciou em conjunto com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e o Gabinete de Inovação, que vai oferecer oito vagas equipadas com carregadores públicos rápidos, disponíveis para que qualquer pessoa possa carregar veículos elétricos diretamente na via pública.
O projeto-piloto tem o objetivo avaliar a viabilidade técnica, operacional e urbana desse tipo de infraestrutura, segundo a prefeitura. A iniciativa, chamada de Prova de Conceito (POC), foi aprovada no Programa Living Lab POA e vai possibilitar que sejam feitos testes controlados - com a supervisão e acompanhamento do poder público, em ambiente real, do carregamento público de veículos elétricos em espaços urbanos de Porto Alegre.
“Testar o carregamento público de veículos elétricos é fundamental para preparar Porto Alegre para os desafios da mobilidade urbana sustentável e orientar futuras decisões de política pública”, declarou por meio de nota o secretário de Inovação, Luiz Carlos Pinto.
COLETA DE DADOS
Os testes vão servir para a coleta de dados relacionados ao uso, ao desempenho e ao impacto da solução. As informações vão alimentar a fase de análise sobre a eficiência e a adequação da disponibilidade desse tipo de serviço, de acordo com o crescimento da eletromobilidade em Porto Alegre.
Segundo Adão de Castro Júnior, secretário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, os testes vão servir para analisar a viabilidade técnica e operacional dos carregadores em espaços públicos e "entender como eles se integram à dinâmica urbana e às necessidades da população". Assim, detalha, a cidade vai poder oferecer mais segurança, conveniência e previsibilidade aos usuários que optam por tecnologias mais limpas e sustentáveis.
CENÁRIO NACIONAL
Dados mais recentes da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostra que, em novembro passado, Porto Alegre não estava entre as cinco cidades do país com mais vendas de modelos eletrificados leves. Veja o ranking dos cinco municípios que ficaram nas primeiras posições:
1º – Brasília: 2.413 (11,4%)
2º – São Paulo: 2.399 (11,3%)
3º – Belo Horizonte: 908 (4,3%)
4º – Rio de Janeiro: 702 (3,3%)
5º – Curitiba: 641 (3,30%)