Gerando Falcões quer apoiar comunidades com a ajuda de bots e IA

Em parceria com Meta e Botmaker, organização lança chatbot para ajudar na busca por vagas de emprego via WhatsApp

Créditos: Phonlamai Photo/ luoman/ iStock/ gratispng

Redação Fast Company Brasil 2 minutos de leitura

A história do trabalho da Gerando Falcões mostra como a tecnologia e a inovação podem transformar a vida de moradores de favelas. São 17,1 milhões de brasileiros vivendo em comunidades espalhadas pelo país.

De 2010 para 2022, passamos de 6.329 favelas para 13.151, segundo dados do IBGE e da pesquisa “Um país chamado favela”, do Data Favela, do Instituto Locomotiva e da Cufa (Central Única das Favelas).

A Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que atua para acelerar o poder de impacto de líderes de comunidades de todo país. A entidade já usou o metaverso como forma de educar e agora lança seu primeiro chatbot para auxiliar pessoas na busca por um emprego.

utilizando a mais alta tecnologia e um aplicativo tão usual na vida dos brasileiros, poderemos gerar empregos, renda e transformar milhares de vidas.

O Programa de Empregabilidade da ONG se aliou à Meta e à plataforma de inteligência artificial Botmaker para criar sua conta oficial no WhatsApp, utilizando chatbot e IA para conectar candidatos a vagas de forma ágil e simples.

A primeira versão da conta oficial utilizará a penetração do aplicativo para facilitar o acesso às pessoas da comunidade, aprimorando a comunicação, agilizando o processo e gerando mais impacto.

O uso da IA procura automatizar o fluxo da experiência do usuário, desde o interesse do candidato até ajudá-lo em todos os passos necessários para o preenchimento das informações e apoio nos processos seletivos.

"É incrível saber que, utilizando a mais alta tecnologia e um aplicativo tão usual na vida dos brasileiros, poderemos gerar empregos, renda e transformar milhares de vidas. Nossa meta é conectar 12 mil pessoas a vagas de emprego. As parcerias com Meta e Botmaker serão fundamentais para alcançarmos esse objetivo", afirma Edu Lyra, CEO e fundador da Gerando Falcões.

O desenvolvimento do chatbot durou pouco mais de um mês, com a Botmaker implementando uma estratégia digital de canais de mensagens para ajudar a organização a gerar mais impacto para o público atendido.

a meta é conectar 12 mil pessoas a vagas de emprego.

Além disso, a empresa está apoiando a construção do canal de empregabilidade, o "Conecta Trampo", que utiliza a tecnologia de inteligência artificial para permitir, de forma fácil e intuitiva, o cadastro de currículos, candidatura às vagas, acompanhamento das etapas do processo de seleção e até o acesso a colaboradores da organização, que darão apoio em caso de dúvida.

"Esse é só o primeiro passo de um planejamento de implementações muito agressivo da Gerando Falcões, que prevê a criação de bots especialistas que servirão de apoio a muitos outros projetos", afirma Julio Zaguini, CEO da Botmaker no Brasil.

Para Zaguini, o mundo está presenciando uma aceleração no uso da IA e das possibilidades de uso em escala inimaginável até pouco tempo. "O desafio, é claro, está em tornar a tecnologia acessível para todas as camadas da população, e que todos possam ser beneficiados por ela”, diz o executivo.

“Mas acredito que, com o engajamento das empresas de tech e a aproximação com ONGs, este caminho pode ser percorrido mais rapidamente, permitindo que a tecnologia e seus benefícios atinjam muito mais gente."


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais