Google libera Modo IA em português: veja o que muda para os usuários

Novo recurso da gigante da tecnologia promete transformar pesquisas tradicionais

Tela do Google no modo IA
O recurso será priorizado quando houver alta confiabilidade nas respostas. Créditos: Reprodução/Google

Guynever Maropo 1 minutos de leitura

O Google iniciou na última segunda-feira (8) a liberação do Modo IA em sua ferramenta de busca em português. O recurso transforma pesquisas em interações mais próximas de uma conversa, semelhante ao funcionamento de chatbots como o Gemini e o ChatGPT.

A solução foi disponibilizada nos Estados Unidos em maio e, até então, usuários tinham acesso à tecnologia apenas em inglês.

Segundo o Blog do Google, o Modo IA aparece como uma nova aba ao lado de opções como Notícias, Imagens e Vídeos. Ele foi projetado para lidar com consultas complexas, permitindo que usuários façam perguntas até três vezes maiores que as buscas tradicionais.

A ferramenta auxilia em tarefas como planejar viagens, encontrar recomendações locais ou organizar instruções detalhadas. Durante a demonstração, o Google exibiu uma pesquisa que pedia a comparação de diferentes métodos de preparo de café, com análise de sabor, praticidade e equipamentos necessários.

Leia mais: Google expande buscas com IA e lança o Modo IA em formato de chatbot

Como funciona?

O Modo IA utiliza uma versão personalizada do modelo Gemini 2.5 e aplica a técnica de desdobramento de perguntas. O sistema divide a consulta em subtópicos, executa múltiplas pesquisas e entrega um resumo final acompanhado de links para a web.

Segundo a empresa, essa é a experiência de busca mais poderosa já oferecida, com raciocínio avançado e capacidade multimodal. Isso permite que usuários interajam não apenas por texto, mas também por voz e imagem, diretamente do celular.

Disponibilidade

O recurso será priorizado quando houver alta confiabilidade nas respostas. Caso contrário, a experiência permanece no formato atual, com os resumos “Visão geral criada por IA”, links e perguntas relacionadas.

Você pode se interessar também:

A companhia destaca que o objetivo é ajudar os usuários a explorar conteúdos variados, sem substituí-los. Apesar de ainda estar em fase inicial e sujeito a erros, o sistema passa por ajustes diários para melhorar sua precisão.

O acesso ao Modo IA acontece de forma gradual, mas já pode ser visualizado como uma aba adicional na Busca do Google.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais