5 formas de usar a nova inteligência artificial do Google Docs

A IA do Google Docs é útil para gerar e editar textos, mas ainda não é tão poderosa quanto o ChatGPT ou o Magic Write, do Canva

Créditos: Google AI/ rawpixel

Jeremy Caplan 3 minutos de leitura

A inteligência artificial está chegando ao Google Docs. Tive a chance de testar uma versão beta inicial que gera e edita textos a partir do prompt do usuário. Para ativá-la, basta clicar no ícone com o desenho de uma varinha mágica na margem do documento. Por enquanto, a função está disponível apenas em inglês, mas o Google anunciou que expandirá o acesso em breve.

O que achei: ela é útil para gerar e editar textos, mas ainda não é tão poderosa quanto o ChatGPT ou o Magic Write, do Canva.

O QUE ELA FAZ

  • Gerar um rascunho de e-mail - Escrever dezenas de e-mails de rotina pode consumir horas do seu tempo. Com a nova IA, você pode simplesmente gerar um rascunho com uma mensagem e tom específicos, editá-lo e enviá-lo.
  • Escrever uma mensagem de marketing - Se você precisa divulgar um evento, a IA do Google Docs é uma excelente ferramenta. Ela pode gerar um texto pequeno ou uma lista.
  • Melhorar frases - Pedi à IA para encurtar frases longas e ela sugeriu edições bastante úteis. Ter um editor integrado ao Google Docs é ótimo, especialmente se o inglês não for sua primeira língua ou se você é uma pessoa prolixa.
  • Fazer listas de prós e contras - Ela é realmente boa nisso, embora suas listas não sejam tão criativas ou detalhadas quanto as do ChatGPT. Testei tópicos simples (trabalhar de casa) e complexos (comandar sozinho uma empresa de jornalismo por meio período).
  • Escrever esboços - Dá para usar a IA para gerar um esboço de texto e aprimorá-lo depois. Para quem trava diante de uma página em branco, essa função pode ser um grande alívio.

LIMITAÇÕES

  • O Google Docs não garante sua precisão - Um aviso diz: “este é um auxílio para escrita criativa e não tem a intenção de ser factual”. A empresa destaca isso na página de suporte.
  • Interações limitadas - Serviços como o ChatGPT e o Bing AI permitem continuar o diálogo. Você pode refinar seu prompt diversas vezes e eles manterão o histórico. Com a IA do Google Docs, porém, cada interação é nova.
  • Poucas opções de edição - Ela tem apenas quatro opções padrão para prompts de edição: “tornar formal”, “encurtar”, “elaborar” ou “reformular”.
  • Fraca para escrita de ficção - A nova IA é capaz de escrever ficção, mas o ChatGPT se sai muito melhor nessa tarefa. É como comparar o texto de um aluno de ensino médio com o de um do ensino fundamental. 
  • Elaborações duvidosas - Quando pedi que elaborasse sobre algo que estava escrevendo, ela se mostrou excessivamente criativa. Em vez de se ater aos fatos, tendia a incluir opiniões.
  • Escrita genérica - A facilidade com que podemos gerar textos sobre qualquer tópico usando a IA do Google Docs pode inundar a internet de conteúdo genérico.

ALTERNATIVAS

Magic Write, do Canva - A famosa plataforma de design gráfico agora inclui um criador de documentos capaz de gerar textos como qualquer outro serviço de IA. Ele funciona tanto para conteúdos gráficos quanto para documentos no Canva Docs. Aqui estão os dois recursos mais impressionantes:

  • Revisar textos em slides, artes ou posts que você cria no Canva.
  • Traduzir qualquer texto para dezenas de idiomas.

O ChatGPT e a IA do Bing também são excelentes alternativas.

Este artigo foi republicado com permissão da Wonder Tools, uma newsletter que ajuda a descobrir sites e aplicativos úteis.


SOBRE O AUTOR

Jeremy Caplan é diretor da Newmark Graduate School of Journalism da CUNY e criador da newsletter Wonder Tools. saiba mais