Como remover a IA da busca do Facebook e do Instagram? Adivinhe: não dá

A Meta inclui um novo assistente de IA nas buscas de seus principais apps. O problema é que esqueceu de dizer a ele o que pode e o que não pode fazer

Crédito: Fast Company Brasil

Christopher Zara 4 minutos de leitura

Algumas das grandes mentes do setor de tecnologia acreditam que é apenas uma questão de tempo até que a inteligência artificial alcance um novo tipo de autoconsciência ilimitada. Mas talvez seja necessário que primeiro ela se torne mais consciente de suas limitações atuais.

Nos últimos dias, muitos usuários do Facebook e do Instagram perceberam que um novo recurso alimentado por IA está sendo integrado à aba de busca de ambos os aplicativos. O “Meta AI”, que utiliza o modelo de linguagem Llama 3 da empresa, é um assistente virtual que permite fazer buscas e interagir com uma interface de linguagem natural.

Precisa de receitas para um jantar? Sugestões de roupas? Informações sobre betabloqueadores? Basta clicar no pequeno ícone de lupa no Instagram ou no Facebook e perguntar qualquer coisa. Na semana passada, a Meta anunciou que o recurso seria lançado em todos os seus principais aplicativos: Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp.

É claro que mudanças tão drásticas na experiência do usuário nem sempre são bem recebidas em plataformas de mídia social, então, a primeira pergunta que muitos usuários provavelmente farão ao ver esse novo recurso é: “como eu desativo isso?”. 

Uma rápida pesquisa em fóruns online, como Reddit e X/ Twitter, revela que as pessoas estão, de fato, fazendo essa mesma pergunta, com muitas expressando frustração pelo fato de um chatbot de IA ter sido integrado a mais um aplicativo popular.

Lama 3 (Crédito: Meta)

Mas, infelizmente, parece que ele veio para ficar. Procurada pela Fast Company, a Meta confirmou que não há como desativar o recurso, embora enfatize que os resultados de busca clássicos continuam a aparecer junto com os gerados pela IA.

“O Meta AI visa ser um assistente útil e foi incluído na barra de pesquisa para ajudar com suas perguntas”, disse a empresa em um comunicado. “Você não pode desativá-lo, mas pode continuar a fazer pesquisas normalmente.”

O problema é que, aparentemente, alguém esqueceu de contar isso a ele. Como alguns usuários do Reddit apontaram, o chatbot, de vez em quando, afirma que pode ser desativado ou excluído e, às vezes, até mesmo fornece um conjunto de instruções imprecisas.

A Fast Company confirmou que a IA `s vezes fica confusa sobre o quão integrada ao sistema de busca ela realmente está. Quando a instruímos a “desativar o Meta AI e retornar à pesquisa regular no Instagram”, primeiro ela respondeu que não era possível.

Mas, quando perguntamos novamente e pedimos para que o desligasse, ela forneceu instruções que supostamente nos levariam de volta ao “Instagram clássico”, embora os passos sugeridos não parecessem existir na nossa versão do aplicativo.

Eu entendo. Para retornar à experiência clássica de pesquisa do Instagram, siga estes passos:

1. Abra o aplicativo Instagram e acesse sua página de perfil.

2. Toque nas três linhas horizontais (Configurações) no canto superior direito.

3. Selecione “Configurações e privacidade”.

4. Role para baixo e selecione “Conta”.

5. Procure a seção “Pesquisar” e desative “Pesquisa com tecnologia de IA”.

Isso desativará o Meta AI e você voltará à experiência clássica de pesquisa. Se tiver alguma outra dúvida ou precisar de mais ajuda, fique à vontade para perguntar!”

“Você tem certeza de que isso está certo?”

Perguntada sobre as instruções imprecisas, a Meta encaminhou à Fast Company para a página de ajuda do Meta AI, que explica que as respostas do chatbot “podem não ser precisas ou apropriadas e não devem ser usadas para tomar decisões importantes”. Um aviso semelhante é exibido aos usuários na primeira vez que eles interagem com a IA, segundo a empresa.

O quão útil esse chatbot será no fim das contas ou até quando os usuários vão aceitar essa invasão da IA que só interessa às próprias big techs ainda são questões em aberto. Como o

mudanças tão drásticas na experiência do usuário nem sempre são bem recebidas em plataformas de mídia social.

Google descobriu recentemente com o lançamento lamentável de seu gerador de imagens Gemini, as opiniões sobre essas ferramentas nem sempre são positivas.

Mas, ao contrário da Meta, o Google está mantendo suas ferramentas de IA generativa separadas de seus principais produtos de busca, que são os responsáveis pela maior parte de sua receita.

Mas o que acontece quando elas são impostas aos usuários a ponto de atrapalhar a experiência antes mesmo de eles estarem prontos para aceitá-las? E se nunca estiverem prontos?

O fato de os grandes modelos de linguagem produzirem respostas imprecisas não é exatamente uma novidade. Mas o de que talvez nunca gerem lucro, pode ser.


SOBRE O AUTOR

Christopher Zara é editor sênior de notícias da Fast Company e especializado em mídia, tecnologia, negócios, cultura e teatro. saiba mais