Como usar IA na sala de aula para aprimorar o processo de aprendizagem

Os estudantes usarão a inteligência artificial no futuro, então é melhor introduzi-la desde já

Créditos: Miguel Á. Padriñán/ Pexels/ Ivan Aleksic/ Unsplash

Stormy Peters 3 minutos de leitura

Mudanças na educação frequentemente são feitas para refletir eventos atuais. No entanto, novas tecnologias costumam ser as últimas a serem incorporadas nas salas de aula.

O rápido avanço da inteligência artificial tem o potencial de criar uma lacuna digital entre instituições que oferecem as tecnologias mais recentes a seus alunos e professores e aquelas que ficam paradas no tempo.

A seguir, apresentamos algumas considerações sobre como aplicar a IA no ensino escolar, com o objetivo final de preparar e capacitar alunos e educadores para um futuro no qual ela estará presente em tudo.

IA E ENGAJAMENTO DOS ALUNOS

Uma das principais formas de empregar a inteligência artificial na sala de aula é vê-la como uma tecnologia que transforma a educação. Com a IA, os educadores podem criar um ambiente de aprendizado mais interativo e dinâmico, que incentiva o pensamento crítico e as habilidades de resolução de problemas.

O avanço da IA pode criar uma lacuna digital entre as escolas que oferecem as tecnologias mais recentes e as que ficam paradas no tempo.

No nível mais básico, a IA fornece informações relevantes em um formato mais compreensível e contextual do que as plataformas tradicionais de busca online, oferecendo maior eficiência e aproveitamento.

Em vez de exigir que o usuário acesse diversas páginas para encontrar informações, os serviços de IA podem fornecer um resumo personalizado, apresentando o conhecimento em questão de segundos.

Assim, os estudantes e educadores não precisam mais procurar as informações necessárias, podem pedir que a tecnologia produza o resultado que buscam. O tempo que economizam por não ter mais que vasculhar a internet atrás de respostas pode ser gasto com discussões, troca de ideias e colaboração.

Os professores também podem orientar os alunos a usar a IA como apoio para a lição de casa, para que possam chegar à sala de aula prontos para aplicar seu conhecimento ou trabalhar nas partes do dever que não entenderam bem.

HABILIDADES QUE A IA PODE DESENVOLVER

Na história da tecnologia educacional, sempre houve uma certa hesitação inicial em adotar novas ferramentas. Há 50 anos, muita gente vias as calculadoras com desconfiança, mas hoje elas fazem parte da sala de aula, ajudando os alunos a economizar tempo e a se concentrar em problemas mais complexos.

Da mesma forma que as calculadoras auxiliam em cálculos matemáticos simples, a inteligência artificial pode mostrar onde os estudantes não precisam gastar tempo, incentivando-os a se concentrar no pensamento crítico e na exploração de novos conceitos.

A IA pode ajudar a aperfeiçoar as habilidades dos alunos, atuando como um tutor no aprendizado fundamental, como resolução de problemas e complementando pesquisas, permitindo assim que se tornem mais produtivos e críticos.

Crédito: Jim Stephenson/ Kurani Architects

Introduzir a inteligência artificial em um ambiente controlado cria uma oportunidade de desafiar os estudantes a pensar criticamente sobre as informações apresentadas. Eles devem ser encorajados a analisar o conteúdo gerado pela IA em busca de vieses e imprecisões, em vez de aceitá-lo sem questionar.

Não podemos ignorar as novas tecnologias que, algum dia, farão parte do trabalho e da vida desses jovens, nem deixar de ensinar as habilidades necessárias para se adaptarem a elas.

Estar aberto aos avanços da IA é essencial para preparar os estudantes para o futuro, uma vez que ela já está presente na força de trabalho de hoje. Ao abraçar a tecnologia na sala de aula, preparamos os alunos para o mundo que existe hoje e para o que virá amanhã.

SEM MEDO DE EXPERIMENTAR COISAS NOVAS

Em qualquer ambiente de aprendizado, é fundamental experimentar coisas novas, fazendo ajustes conforme necessário, em vez de resistir à tecnologia por medo do desconhecido.

No nível mais básico, a IA fornece informações relevantes em um formato mais compreensível e contextual.

Cometer erros é inevitável. Portanto, professores, pais e instituições de ensino devem se esforçar ao máximo para garantir que o impacto da tecnologia seja positivo.

Para introduzir a inteligência artificial nas salas de aula, os professores precisam determinar o nível apropriado de assistência. Dependendo do contexto, os alunos podem usar a IA para aprofundar suas pesquisas ou buscar ajuda extra, permitindo que os professores auxiliem em outras questões.

Ao se envolverem ativamente com ferramentas de IA e estabelecerem limites, os educadores podem avaliar sua eficácia e fazer ajustes conforme necessário, garantindo que a tecnologia melhore a experiência de aprendizado, em vez de substituí-la.


SOBRE A AUTORA

Stormy Peters é vice-presidente de comunidades do GitHub. saiba mais