IA da Netflix promete revolucionar sua maneira de encontrar filmes; veja como
Novo recurso impulsionado pelo ChatGPT permite encontrar filmes e séries por meio de comandos e personalização de títulos

Na última quarta-feira (7), a Netflix lançou oficialmente sua nova ferramenta de busca com tecnologia de Inteligência Artificial (IA) generativa. O recurso estava em teste desde o mês passado e será disponibilizado como uma versão beta opcional para usuários do iOS ainda nesta semana
Segundo o Techcrunch, desenvolvida com tecnologia do ChatGPT da OpenAI, a nova experiência de pesquisa permitirá que os usuários encontrem conteúdos de forma mais intuitiva e interativa, por meio de comandos conversacionais.
Será possível, por exemplo, inserir preferências em frases naturais como "Quero algo engraçado e animado" ou até mesmo especificar nuances como: "Quero algo assustador, mas não muito assustador, e talvez um pouco engraçado, mas não engraçado demais". Assinantes da Austrália e da Nova Zelândia já tiveram acesso antecipado à novidade, conforme revelado pela Bloomberg em abril.
A Netflix não é a única plataforma de streaming a adotar IA generativa em suas buscas. A Amazon já oferece experiências semelhantes em seus dispositivos Fire TV, permitindo pesquisas por voz para encontrar filmes e séries. Outra comparação relevante é o antigo recurso de busca da Tubi, que utilizava o ChatGPT para sugerir conteúdos com base em perguntas dos usuários. No entanto, a ferramenta foi descontinuada, possivelmente pela baixa adesão do público.
Além disso, a Netflix também anunciou a aplicação da IA para personalizar os cartões de título de seus conteúdos nos idiomas preferidos dos assinantes. Também foram revelados um feed de vídeos curtos para dispositivos móveis e um novo design para a página inicial da TV. Saiba mais sobre o novo design nesta matéria da Fast Company.