Jianwei Xun: quem é o filósofo chinês criado com IA?

Ele nasceu em Hong Kong, estudou na Irlanda, em Dublin, e atualmente vive em Berlim, na Alemanha

Filosófo chinês criado por IA
O projeto tinha um propósito filosófico e artístico, buscando destacar os riscos da manipulação digital e o poder da IA na construção de narrativas. Crédtios: imagem criada com auxílio de IA via ChatGPT

Guynever Maropo 1 minutos de leitura

Uma colaboração entre o ensaísta Andrea Colamedici e duas plataformas de Inteligência Artificial resultou na criação de algo inédito até aqui, um filósofo fictício. Nomeado de Jianwei Xun ele nasceu em Hong Kong, estudou na Irlanda, em Dublin, e atualmente vive em Berlim, na Alemanha.

Segundo o jornal espanhol El País, o experimento, que explora temas sobre manipulação digital e governança tecnológica, só foi revelado após investigação jornalística, expondo a criação como parte de um projeto para debater os limites da IA na construção de discursos filosóficos.

Jianwei Xun, autor do livro "Hipnocracia: Trump, Musk e a Nova Arquitetura da Realidade", foi citado em eventos internacionais e artigos acadêmicos como referência em debates sobre manipulação digital. No entanto, a identidade fictícia foi desmascarada pela jornalista Sabina Minardi, editora-chefe da revista italiana L'Espresso, que descobriu que o nome era um pseudônimo para a obra cocriada por Colamedici com a ajuda de duas ferramentas de IA.

A revelação gerou debates sobre a transparência no uso da Inteligência Artificial para a produção de conteúdo. Isso porque o livro não mencionava em nenhuma edição que fora gerado com suporte de IA, contrariando as diretrizes da Lei Europeia de IA, que exige a rotulação clara de materiais produzidos por Inteligência Artificial.

Ainda de acordo com o El País, Andrea Colamedici afirmou que o projeto tinha um propósito filosófico e artístico, buscando destacar os riscos da manipulação digital e o poder da IA na construção de narrativas. Segundo ele, a ideia era criar um experimento que fosse simultaneamente teoria e prática, demonstrando os efeitos da "hipnocracia", um conceito introduzido por ele para definir uma forma de controle social por meio de discursos fabricados digitalmente.

Após a descoberta, o site do filósofo Jianwei Xun foi atualizado, revelando sua verdadeira identidade como "uma entidade filosófica distribuída, nascida da interação entre inteligência humana e Inteligência Artificial".


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais