iOS26: quando será lançado e o que vai mudar?

Nova versão do sistema promete transformar a experiência no iPhone com mudanças que vão além do visual

Apple em Nova York
A nova Inteligência Artificial da Apple facilita tarefas cotidianas. Créditos: Pixabay

Guynever Maropo 2 minutos de leitura

A Apple apresentou uma prévia do iOS 26, na última segunda-feira (9), durante a Worldwide Developers Conference (WWDC). A atualização traz mudanças significativas no design, na Inteligência Artificial e em diversos aplicativos. 

Os novos recursos já estão disponíveis para testes no Apple Developer Program, enquanto a versão beta pública será liberada em julho, por meio do Apple Beta Software Program.

As novidades estarão disponíveis a partir de setembro, durante o outono no hemisfério norte, junto ao lançamento do iPhone 17. A atualização gratuita será compatível com iPhones a partir do modelo 11. Algumas funções, no entanto, podem não estar disponíveis em todos os idiomas ou regiões.

O iOS 26 introduz o Liquid Glass, um material translúcido que reflete o ambiente, destacando o conteúdo exibido. A Tela de Bloqueio ganhou papéis de parede com profundidade em 3D, que reagem ao movimento do aparelho. Já o aplicativo Fotos passou a contar com abas separadas para Biblioteca e Coleções, além de outras melhorias visuais.

A nova Inteligência Artificial da Apple facilita tarefas cotidianas. Um dos destaques é a Tradução ao Vivo, agora integrada aos aplicativos Mensagens, FaceTime e Telefone. O sistema também permite interações com o ChatGPT baseadas no que está sendo exibido na tela, além de criar Genmojis personalizados com o Image Playground.

Outra função da IA é a leitura e resumo automático de e-mails com dados de rastreamento de pedidos, consolidando essas informações em um só local.

O aplicativo "Telefone" passou a reunir Favoritos, Recentes e Correios de Voz em um único layout. A Triagem de Chamadas filtra ligações com base nas informações fornecidas pelo autor da chamada. Em Mensagens, é possível filtrar desconhecidos, criar enquetes com sugestões da IA e visualizar indicadores de digitação em grupos. Também há suporte para envio e recebimento de Apple Cash.

O CarPlay ganhou melhorias de navegação e interface. Há uma nova visualização compacta para chamadas, suporte a Tapbacks e conversas fixadas. Os widgets e Atividades ao Vivo mantêm o usuário informado sem comprometer a atenção no trânsito, inclusive no novo CarPlay Ultra.

No Apple Music, a IA realiza transições automáticas entre músicas e apresenta letras com tradução e pronúncia. O Apple Maps reconhece trajetos frequentes e sugere rotas mais eficientes. Já o Apple Wallet permite pagamentos parcelados com recompensas e facilita o compartilhamento de dados de embarque.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais