Japão lança missão espacial que pode trazer as primeiras amostras de uma lua de Marte
Projeto liderado pela agência espacial japonesa pretende investigar a origem das luas de Marte e trazer amostras para análise científica

A agência espacial japonesa JAXA lançou a missão MMX (Martian Moons eXploration), que pretende coletar material de uma das luas de Marte e trazê-lo à Terra para análise científica.
A sonda decolou em um foguete H3 do Centro Espacial de Tanegashima, no Japão, em 20 de outubro de 2026. O objetivo principal é explorar Fobos, a maior das duas luas marcianas, e retornar com pelo menos 10 gramas de rochas e poeira.
Se a missão cumprir o plano, as amostras devem chegar à Terra em 2031. A iniciativa é inédita. Até agora, nenhuma missão trouxe amostras de uma lua de Marte.
Leia também: Não dá para ver o eclipse no Brasil? Saiba como assistir à transmissão ao vivo
MISSÃO VAI INVESTIGAR A ORIGEM DE FOBOS
A MMX pretende ajudar cientistas a entender como Fobos e Deimos, as duas luas de Marte, se formaram. Existem duas hipóteses principais: elas podem ter surgido após um grande impacto com Marte ou a gravidade do planeta pode ter capturado os asteroides.
Para investigar essas possibilidades, a sonda vai estudar a superfície, a composição, a estrutura interna e a gravidade de Fobos. Depois, coletará o material para que os pesquisadores possam analisá-lo em laboratórios terrestres, com instrumentos mais completos do que os disponíveis a bordo da espaçonave.
Segundo a JAXA, os resultados também podem ampliar o conhecimento sobre a evolução do sistema marciano e sobre a formação do Sistema Solar.
SONDA TERÁ APOIO DE ROBÔ EXPLORADOR
A missão inclui o robô IDEFIX, desenvolvido com participação europeia, que vai explorar a superfície de Fobos e ajudar a avaliar as condições do terreno. A espaçonave também conta com instrumentos para observar as luas e selecionar locais adequados para as operações de coleta.
A MMX reúne três módulos principais: propulsão, exploração e retorno. Essa estrutura permite realizar a viagem até Marte, estudar as luas, recolher amostras e transportar o material de volta à Terra.
O projeto é liderado pela JAXA e conta com a colaboração da NASA, da Agência Espacial Europeia (ESA), da agência espacial francesa CNES e do Centro Aeroespacial Alemão (DLR).
AMOSTRAS DEVEM CHEGAR À TERRA EM 2031
A previsão é que a sonda alcance Marte em 2027 e comecee a estudar Fobos e Deimos. A coleta e as operações na região marciana devem ocorrer ao longo dos anos seguintes, antes do início da viagem de retorno.
A cápsula com o material coletado tem chegada prevista para 2031, na Austrália. Os cientistas poderão examinar as amostras para procurar pistas sobre a origem das luas e a história do ambiente marciano.
Trazer material de Fobos permitirá estudar diretamente um corpo ainda pouco conhecido. Os resultados também podem ajudar a preparar futuras explorações robóticas e humanas na região de Marte.