Mais um dia comum no TikTok: 117 milhões de novos vídeos e bilhões de views

Pesquisadores rastrearam quase todos os posts publicados em um único dia. E descobriram alguns padrões surpreendentes

Crédito: Freepik.

Chris Stokel-Walker 2 minutos de leitura

Ter uma noção da escala das plataformas de mídia social pode ser complicado. Embora empresas de tecnologia frequentemente compartilhem métricas que as favorecem – como número de usuários ativos por mês ou a probabilidade de usuários comprarem produtos após interagir com marcas –, elas raramente oferecem uma visão real da imensidão de suas plataformas.

Um novo estudo publicado no servidor de pré-publicações da Universidade Cornell, o arXiv, busca mudar isso ao quantificar a escala do TikTok ao longo de um único dia, alegando ser um dos primeiros a captar a real dimensão da plataforma. O estudo também oferece uma visão do que as pessoas estão assistindo, quanto conteúdo está sendo enviado e quem está postando.

“A motivação é usar esses dados de mídia social para entender melhor a sociedade”, diz Jürgen Pfeffer, um dos coautores do estudo e professor de ciência computacional na Universidade Técnica de Munique.

Os pesquisadores fizeram engenharia reversa do sistema de identificação de vídeos do TikTok para coletar os dados, capturando o que acreditam ser pelo menos 99% de todas as postagens feitas durante uma hora específica no dia 10 de abril de 2024 — cerca de cinco milhões de vídeos.

Eles também coletaram uma amostra de um minuto a cada hora ao longo de um período de 24 horas entre os dias 9 e 10 de abril. Todo o processo levou cinco meses.

Entre as descobertas da equipe está a imensa escala de atividade no TikTok. Estima-se que 117 milhões de vídeos foram enviados apenas naquele dia.

Cerca de um em cada cinco vídeos mostrava crianças, com base em estimativas de um mecanismo de classificação etária desenvolvido pelos pesquisadores.

Vídeos postados exatamente no segundo zero de cada minuto tiveram desempenho significativamente superior — o que sugere que truques de agendamento podem influenciar o algoritmo.

gráfico com informações de um dia no TikTok
gráfico com informações de um dia no TikTok

No entanto, Pfeffer observa que isso também pode se dever à atuação de criadores profissionais, que tendem a agendar publicações e têm mais chances de alcançar sucesso.

Cerca de um quinto dos vídeos foi deletado em até sete meses, o que pode indicar moderação em larga escala ou arrependimento dos usuários.

O vídeo médio tinha cerca de 20,5 segundos de duração e era visualizado entre 2.250 e 2.500 vezes — dependendo se os dados vinham da amostragem de uma hora contínua ou do recorte de um minuto por hora.

A motivação é usar esses dados de mídia social para entender melhor a sociedade.

Pfeffer também se surpreendeu ao descobrir que o engajamento no TikTok atinge dois picos diários. Por volta das 22h (horário de Brasília), os envios chegavam a quase seis milhões de vídeos por hora, atingindo um pico semelhante novamente por volta das 9h.

Os pesquisadores atribuíram esses picos aos ciclos de uso globais, com usuários orientais pela manhã coincidindo com os usuários ocidentais postando à noite – e vice-versa mais tarde.

A equipe também agrupou vídeos populares em categorias temáticas. Entre as mais comuns estavam “imagens com fundos coloridos e gráficos” e “selfies com roupas da moda e marcas d’água”.

Temas menos frequentes incluíram “comentários políticos sobre operações policiais no Paquistão” (0,025% dos vídeos) e “imagens de soldados camuflados”, que representaram 0,06% do conteúdo.


SOBRE O AUTOR

Chris Stokel-Walker é um jornalista britânico com trabalhos publicados regularmente em veículos, como Wired, The Economist e Insider saiba mais