10 dicas de IA para facilitar o trabalho dos profissionais de marketing

Um guia com 10 sugestões sobre como a inteligência artificial pode revolucionar o trabalho de marketing e RP

Créditos: master1305/ Wirestock/ iStock

Richard Baguley 4 minutos de leitura

Assim como tem acontecido em muitos setores, o mercado de marketing e de relações públicas já está sendo afetado pelo surgimento da inteligência artificial. A IA pode aprimorar ambos os segmentos, facilitando na hora de desenvolver campanhas e de avaliar a eficácia dessas ideias. 

No entanto, a IA não vai substituir sua equipe de marketing: ela comete erros e faz escolhas equivocadas, e por isso deve ser tratada como uma ferramenta, não como um substituto. Veja a seguir 10 maneiras fáceis de utilizar a IA para deixar seu marketing mais inovador, eficaz e direcionado. 

1. Crie apresentações de vendas

Está procurando uma nova estratégia de venda para o seu produto? Os serviços de IA do Google, da Microsoft e de outras empresas podem ajudar a gerar inspiração a partir dos aplicativos que você já usa diariamente.

Basta abrir o recurso “Ajuda-me a escrever” no Google Docs ou o recurso CoPilot no Work (o assistente de chatbot da Microsoft), fornecer a eles uma breve descrição do seu produto e pedir que elaborem algumas ideias de como apresentá-lo ao mercado.

2. Gere conteúdo de marketing

Precisa de 10 posts em um blog até amanhã? O ChatGPT

pode ajudar: peça para ele esboçar um rascunho para postagens de blog sobre os assuntos desejados. Os esboços aparecerão em poucos segundos. Mas tenha cuidado: trate esses rascunhos como inspiração, e não como uma receita pronta. Reescreva-os para que se ajustem ao estilo e tom de voz da marca. 

3. Crie prompts que gerem resultados de marketing

As IAs trabalham com base em prompts, as instruções que você dá a elas para criar seu conteúdo. Para obter os melhores resultados, é preciso elaborar esses prompts, utilizando uma técnica chamada ” engenharia de prompt”. Os princípios básicos? Ser preciso, incluir muitos detalhes para a IA utilizar e subdividir tarefas complexas em partes. 

Você também pode usar “personas”, pedindo à IA que finja ser determinado tipo de pessoa. Pense nisso como uma encenação digital. Você pode, por exemplo, pedir feedback sobre um e-mail de marketing a partir da perspectiva de um cliente em potencial, descrevendo-o em seu prompt. 

4. Personalize os e-mails

A IA leva a personalização da comunicação com os clientes um passo adiante. Em vez de enviar o mesmo e-mail para todos, você pode escrever mensagens personalizadas, que usam as informações que você tem em arquivo sobre os clientes: seus gostos, rejeições e necessidades. 

Serviços como o Gmail e o Outlook podem fazer isso diretamente no aplicativo, mas não conseguem lidar com e-mails em massa ou personalizar usando dados de uma fonte externa, como um sistema de gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM).

Para automatizar isso em uma escala maior, há serviços que podem lidar com grandes listas de mala direta e enviar mensagens por SMS, e-mail ou até mesmo pelas mídias sociais.

5. Crie chatbots personalizados

Um chatbot personalizado pode fornecer suporte de

marketing e vendas quando você estiver ocupado com outras coisas, como dormir ou aproveitar sua vida. É surpreendentemente fácil criar um bot personalizado para responder a perguntas 24 horas por dia. Serviços como Intercom e Cody AI  podem fazer isso por você. 

6. Crie conteúdo de mídia social

A IA também pode ajudá-lo a usar a mídia social para marketing, criando conteúdo para plataformas como Facebook e Bluesky. E isso não vai sair tão caro quanto você imagina: o Canva, por exemplo, tem um plano gratuito que usa a IA para criar anúncios, apresentações e outros materiais. 

No entanto, é importante fazer uma ressalva aqui: já houve muitos casos de IAs mal configuradas que saíram dos trilhos nas redes sociais. Portanto, certifique-se de que um profissional de marketing humano verifique tudo antes de publicar. 

7. Monitore o que estão dizendo sobre a marca

Saber o que as pessoas dizem sobre sua marca é uma parte

fundamental do marketing e das relações públicas. Para fazer backup de ferramentas como os alertas do Google, adicione ferramentas de IA como o Managr.ai, que pode resumir as notícias de várias fontes e destacar as menções à sua marca. 

8. Encontre as pessoas certas para fazer uma proposta

Esses serviços também podem oferecer sugestões de influenciadores que possam se adequar à marca e às suas necessidades de marketing. Indo um pouco além, há até uma nova onda de influenciadores de IA: aqueles criados por IA.

No entanto, isso pode ser um pouco demais para a maioria dos profissionais de marketing: embora alguns sejam divertidos, a maioria é meio esquisita e parece muito artificial.

9. Analise sua página de resultados do mecanismo de busca 

A análise da página de resultados do mecanismo de pesquisa (ou SERP, sigla para Search Engine Results Page) é outra atividade cotidiana de marketing, mas não precisa ser uma tarefa árdua.

Uma opção interessante (e gratuita) é um plugin do ChatGPT chamado SERP Analyzer Pro. Peça a ele para examinar a SERP do seu site ou os dos concorrentes e ele lhe dará uma análise de temas, problemas e questões que podem contribuir para melhorar sua SERP. 

10. Faça análise de dados com IA 

O Google ainda não aplicou sua própria IA Gemini ao Google

Analytics, mas isso não impediu que terceiros o fizessem. O serviço de análise Tableau começou a usar a análise de IA nos dados do Google Analytics e tem um nível de serviço gratuito, que você pode aproveitar para experimentar.


SOBRE O AUTOR

Richard Baguley é editor e escritor com foco na na área de tecnologia. saiba mais