A busca de resultados com criatividade

Com dados bem analisados e interpretados de forma correta, podemos descobrir padrões de comportamento e prever tendências de mercado

Créditos: Anton Vierietin/ iStock/ mymind/ Unsplash

Jairo Soares 4 minutos de leitura

Sempre busquei estar na linha de frente, aprendendo com as constantes inovações que impactam o mundo dos negócios. Sempre fui curioso e inquieto e essas atitudes me proporcionaram crescimento na carreira, contribuindo de forma relevante para os negócios dos clientes com os quais trabalhei e com os que trabalho diretamente na agência.

Desenvolver clientes de diversas categorias e estar próximo de todas as frentes de liderança como CEOs, CMOs, CROs, diretoria de vendas e operações, me proporcionou uma visão ampla e detalhada da cadeia de decisão e das esteiras dos projetos. Isso me fez entender cada vez mais os negócios dos clientes, para poder contribuir de forma relevante para o crescimento sustentável de ambos os lados da mesa.

Acredito que o verdadeiro sucesso vem da combinação de criatividade, visão end to end, tecnologia e uma equipe integrada que entende claramente os objetivos a serem atingidos. Essa visão é o que impulsiona minha liderança e me mantém conectado no cotidiano, em desenvolver oportunidades que não são óbvias e implementá-las para fazerem a diferença nos objetivos dos negócios.

A BETC Havas prosperou no Brasil sob a liderança de um publicitário criativo e empreendedor, Erh Ray. A agência se tornou exemplo de como combinar criatividade e estratégias de negócios eficazes podem impulsionar o crescimento dos clientes.

A IMPORTÂNCIA DA CRIATIVIDADE

No mundo dos negócios, a criatividade é, sem dúvida, uma das habilidades mais valiosas.  Ela não só diferencia uma empresa no mercado, mas também impulsiona a inovação e traz soluções únicas para desafios complexos.

Jairo Soares (Crédito: Divulgação)

No nosso negócio, a publicidade atua fortemente no crescimento do PIB.

Uma estratégia de comunicação implementada de forma eficaz e relevante, seja por produto e/ ou serviços, faz a economia girar. A empresa vende mais, contrata mais, compra mais insumos, incomoda seus concorrentes que precisam se movimentar, o consumidor gira o mercado e a criatividade brasileira, uma das melhores do planeta, agrega ao mundo dos resultados.

Eu digo sempre: o empresário que entende de comunicação e marketing consegue alavancar mais seu negócio. Ele não vê investimento na marca como custo e sim como valor que possibilita ter mais elasticidade de preço, longevidade.

Ele sai da comoditização de sua categoria e pode conquistar a percepção do seu público potencial e sua fidelização, sendo um game changer no setor.

A REVOLUÇÃO DO BIG DATA

Com dados bem analisados e interpretados de forma correta, podemos descobrir padrões de comportamento dos clientes e prever tendências de mercado. Usar big data para criar estratégias personalizadas não só aumenta o engajamento dos clientes, mas também melhora a eficiência operacional e impulsiona o crescimento.

Na agência, esse uso está na nossa essência, em times dedicados em BI que nos permitem traduzir insights para melhorar, não só resultados, mas toda a jornada de comunicação. Isso torna o processo mais eficiente e mensurável, tendo aprendizados, melhorias e formas de alavancagens claras para planos de ações a serem executados.

Créditos: matdesign24/ iStock

O marketing preditivo traz uma cadeia produtiva mais ajustada à demanda do mercado, melhorando o fluxo e impedindo desperdícios e custos evitáveis, como tempo de armazenamento ou compras desnecessárias.

EQUILIBRANDO CRIATIVIDADE E EFICIÊNCIA

Em uma organização criativa, é essencial adotar uma mentalidade que valorize a experimentação e a exploração de novas ideias. Precisamos equilibrar criatividade com eficiência, confiando que o processo criativo vai gerar valor a longo prazo.

As tecnologias de marketing (martech) são fundamentais para integrar dados e criatividade, permitindo o desenvolvimento de jornadas mais eficazes e mensuráveis. A automação e a análise de dados facilitam a personalização das campanhas, melhorando a experiência do cliente e aumentando o retorno sobre o investimento (ROI).

O marketing preditivo traz uma cadeia produtiva mais ajustada à demanda do mercado.

Estamos atentos à chegada da inteligência artificial e possível impacto no negócio dos nossos clientes. Criamos um núcleo de teste de inúmeras ferramentas, trazemos consultores para palestrar internamente e entendemos IA como uma aliada na otimização de processos e facilitadora, mas longe de substituir a intuição e a criatividade humanas.

A combinação da criatividade com big data e novas tecnologias vai redefinir o sucesso empresarial, em todos os segmentos. Empresas que conseguem integrar esses elementos de maneira eficaz estão na vanguarda da inovação e do crescimento sustentável.

A criatividade acaba não sendo um diferencial competitivo, mas uma necessidade para sobreviver e prosperar.


SOBRE O AUTOR

Jairo Soares é chief revenue officer e head executive para TIM e Vitru Educação na agência BETC HAVAS. saiba mais