Black Friday conectada e interativa: oportunidade para fidelizar clientes

Para despertar a atenção em meio a uma multidão de ofertas, é fundamental entender a importância de entreter o público-alvo

Crédito: Istock

Daniela Galego 3 minutos de leitura

Datas comemorativas são fundamentais para movimentar o comércio. Dia das Mães, Natal, Dia das Crianças e tantas outras ocasiões são importantes para manter os negócios aquecidos. E é claro que não podemos deixar de falar da Black Friday, tão esperada por diversos setores, assim como pelas marcas e consumidores.

Realizada oficialmente na última sexta-feira do mês de novembro, a data promete render bons frutos para as empresas. Isso porque, há uma expectativa de que as compras realizadas pela internet ultrapassem R$ 8,3 milhões e o e-commerce brasileiro movimente R$ 6,05 bilhões por todo o período, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), divulgados em outubro.

Isso contribui para que as companhias fiquem mais ansiosas para a Black Friday, pois os números indicam que os consumidores estão mais propensos a retornar às compras este ano – o que gera bons resultados para o mercado como um todo.

o uso de dados é fundamental para mapear o perfil dos clientes e personalizar produtos, serviços e ofertas.

No entanto, para que as empresas consigam despertar a atenção dos clientes, em meio a uma multidão de ofertas, é fundamental que as marcas entendam a importância de entreter o seu público-alvo ao invés de interromper a sua concentração.

Por que digo isso? Bom, tenho quase certeza de que você, assim como eu, detesta estar assistindo determinado programa, seja pela TV linear ou em serviços de streaming, e ser interrompido diversas vezes por um anúncio que mostra apenas um produto, sem uma história que te faça querer continuar assistindo aquela propaganda. Diferente, por exemplo, de quando uma campanha traz um storytelling de um determinado artigo, contando as vantagens de quem o utiliza e o motivo pelo qual isso pode ser um diferencial em sua vida.

Para fazer isso de maneira assertiva, é essencial que as marcas compreendam as necessidades de seus consumidores e entendam que cada cliente é único. Desta forma, o uso dos dados é fundamental para que as empresas possam mapear o perfil dos clientes e, assim, personalizar produtos, serviços e ofertas, bem como acompanhar a jornada de comunicação – além de, claro, criar uma conexão genuína com seu público.

MÍDIA PROGRAMÁTICA

Por se tratar de uma Black Friday mais conectada, diria que investir em publicidade digital, assim como em conteúdos personalizados e experiências imersivas, é o ponto de partida para qualquer empresa que deseja se destacar nesta data.

investir em customização e experiências imersivas será um grande diferencial para fidelizar clientes e conquistar novos públicos.

Para este ano, especificamente, acredito muito na capacidade omnichannel das plataformas programáticas com ampliação dos pontos de contato para as TVs Conectadas (CTV) e o Digital Out-of-Home (DOOH) – e também para a complementaridade da jornada digital. Isso porque a utilização de anúncios interativos no DOOH pode ser uma oportunidade diferenciada para as marcas impactarem os consumidores em um momento de tantas ativações.

Com o conceito omnichannel ganhando força entre as marcas, o DOOH, com o auxílio da mídia programática, possibilita a realização de jornadas de compras únicas para os consumidores, conectando a comunicação personalizada entre todos os canais da empresa, sendo ele físico ou digital. 

Quando o assunto é mídia programática, a evolução que tivemos com o passar dos anos tornou possível colocar o consumidor no centro das estratégias. Com isso, eu diria que essa tecnologia é uma das grandes aliadas para as companhias que desejam inovar e, consequentemente, despertar a atenção de seus consumidores durante a Black Friday.

De maneira geral, o que posso destacar para as marcas é que, este ano, especialmente, os consumidores esperam por ofertas personalizadas e por empresas que os coloquem como centro dos negócios. Por isso, investir em customização e experiências imersivas será um grande diferencial para fidelizar clientes e conquistar novos públicos.


SOBRE A AUTORA

Daniela Galego é head of sales do Yahoo Brasil. saiba mais