Confiança em marcas é uma coisa para GenZs e outra para millennials

TikTok, Band-Aid e. . . Philip Morris? Veja como a o conceito de confiança nas marcas muda de uma geração para outra

Crédito: Solen Feyissa/ Unsplash

Hunter Schwarz 2 minutos de leitura

Quais marcas são as mais confiáveis? Depende da geração para quem você pergunta.

Uma nova pesquisa de Marcas Mais Confiáveis da Morning Consult Intelligence aponta que, em todas as gerações, algumas marcas reinam supremas em termos de confiança – Band-Aid, UPS e Google, por exemplo –, mas há muita variação geracional fora desses grandes nomes. O levantamento foi realizado nos Estados Unidos.

Os pesquisadores perguntaram aos participantes o quanto eles confiavam em determinada marca para fazer o que é certo. O estudo dividiu a confiança nas marcas por geração, mas também analisou quais são as mais confiáveis por cada geração em relação aos adultos dos EUA em geral. Os resultados são tanto reveladores quanto inesperados.

Sem surpresa, a geração Z é especialmente fã de empresas de redes sociais. GenZs com 18 anos ou mais tendem a confiar muito mais em empresas de redes sociais do que o adulto médio, com o TikTok liderando a lista. O aplicativo de vídeos curtos tem um índice de confiança de 20,5 entre a geração Z, enquanto entre os adultos pesquisados esse índice é de -3,3.

Para efeito de comparação, a marca mais confiável da geração Z em geral, Band-Aid, tem um índice de confiança de 47,2, mais que o dobro do índice do TikTok. Isso mostra que, embora o aplicativo seja mais confiável entre os jovens do que entre as gerações mais velhas, está longe de ser a marca mais confiável entre os GenZs.

Fonte: Morning Consult Intelligence

TikTok é seguido na lista das marcas mais confiáveis da geração Z por Snapchat, Spotify, Twitch, Discord e Instagram. A empresa-mãe do Instagram, Meta, que foi separada na pesquisa, não entrou na lista.

As listas de outras gerações são igualmente reveladoras. Pelo menos no que diz respeito aos millennials, elas podem fazer você se perguntar se está tudo bem com os jovens de 28 a 43 anos.

O TikTok é o mais confiável pelos millennials, seguido por Bitcoin, Meta, World Wrestling Entertainment, Red Bull e, talvez o mais surpreendente de todos, Philip Morris. Embora o fabricante dos cigarros Marlboro tenha um índice de confiança de apenas 3,1 entre os millennials, isso é muito superior ao índice de -8,8 da empresa entre os adultos dos EUA em geral.

Para a geração X, as marcas com os índices de confiança mais altos em relação aos adultos dos EUA em geral são relacionadas a alimentos ou casa, lideradas por Bush’s Beans, Palmolive, General Mills, Ore-Ida e Cottonelle.

Os baby boomers preferem Procter & Gamble, Nabisco, Vlasic Pickles, Newman’s Own e Ore-Ida.


SOBRE O AUTOR