Há uma razão muito simples pela qual você não acredita mais nos influencers
Resumindo: preferimos confiar nas recomendações de amigos
Aparentemente, existem algumas vantagens em ter poucos seguidores nas redes sociais. De acordo com um novo estudo publicado no “Journal of Marketing”, influenciadores com menos seguidores têm mais liberdade quando se trata da linguagem que usam para promover produtos.
Os pesquisadores descobriram que os usuários reagem de forma mais positiva a posts patrocinados de influenciadores com poucos seguidores, que utilizam pontos de exclamação, emojis e “linguagem de alta excitação” – palavras como “incrível”, “sensacional” e “excelente”.
Um grupo da Universidade LUISS Guido Carli, na Itália, analisou 20.923 posts patrocinados no Instagram feitos por 1.376 influenciadores nos EUA. E observou que, para os macroinfluenciadores – ou seja, aqueles com mais de 100 mil seguidores –, um aumento de 10% na linguagem de alta excitação resultava em uma redução de 8,4% no engajamento.
Microinfluenciadores, por outro lado, registraram um aumento de 5,4% no engajamento quando aumentavam em 10% o uso desse tipo de linguagem.
Os resultados destacam um aspecto interessante da psicologia humana. Apesar de todos eles estarem promovendo algo para seus seguidores, só parecia autêntico quando vinha de microinfluenciadores.
“Os consumidores normalmente os veem como pessoas comuns, então quando dizem algo como ‘este shake é INCRÍVEL!’, os seguidores acreditam que eles realmente gostaram do produto e estão apenas compartilhando a descoberta com seus amigos”, escreveram os autores do estudo.
No entanto, quando se trata de macroinfluenciadores, “os consumidores sabem que eles recebem grandes quantias para dizer coisas positivas sobre produtos, por isso interpretam seus posts como uma tentativa de persuadi-los, assim como qualquer outra forma de publicidade”.
influenciadores com menos seguidores têm mais liberdade quando se trata da linguagem que usam para promover produtos.
Embora o estudo tenha se concentrado no Instagram, os pesquisadores observaram um fenômeno semelhante no TikTok. Macroinfluenciadores que usavam uma voz mais aguda – que equivale à linguagem de alta excitação – também viam uma queda no engajamento.
Para ganhar mais a confiança do público, o estudo sugere que eles deveriam evitar uma abordagem muito comercial e priorizar posts mais informativos.
Os dados mostraram que macroinfluenciadores que adotaram essa estratégia viram um aumento de 1,8% no engajamento. Além disso, o uso de palavras como “aprender” e “ajudar” pode compensar alguns dos efeitos negativos de um discurso excessivamente empolgado.
Mostrar um pouco de ceticismo também pode ajudar. Incluir detalhes sobre aspectos negativos ou preocupantes de um produto aumentou o engajamento. Parece que ser honesto pode valer a pena.