Meta lança nova função do Instagram que promete dar mais poder aos pais; veja o que muda

Ferramentas de IA no Instagram permitirão que pais monitorem adolescentes na plataforma; veja como vai funcionar

Adolescente acessando a Meta pelo notebook
, a empresa reforçou que continuará aprimorando seus mecanismos para detectar e aplicar salvaguardas quando houver suspeita de uso inadequado.Crédito: imagem criada com auxílio de IA via Gemini

Guynever Maropo 2 minutos de leitura

O acesso à internet começa cada vez mais cedo, o que amplia os riscos e exige que os pais assumam maior controle sobre o que os filhos fazem online. Para responder a essa necessidade, Meta anunciou novas ferramentas de supervisão que visam oferecer mais segurança aos adolescentes que utilizam o Instagram e interagem com recursos de Inteligência Artificial (IA).

Segundo a empresa, as novas opções de controle parental permitem aos pais monitorar e limitar o uso de IA por adolescentes na plataforma. As medidas buscam garantir um ambiente mais seguro e reduzir o risco de interações inadequadas com chatbots e personagens digitais.

Os responsáveis poderão desativar completamente o acesso dos filhos a conversas com personagens de IA ou bloquear figuras específicas. A assistente de IA da própria companhia seguirá disponível, com proteções adequadas à idade, para fins educativos e informativos.

Leia mais: Meta permitiu que chatbots elogiassem crianças e tivessem "conversas românticas".

Pais terão acesso a novas informações; veja quais

Além do bloqueio, os pais poderão visualizar tópicos sobre os quais os filhos conversam com assistentes e personagens de IA. A ideia é facilitar diálogos conscientes entre adultos e adolescentes sobre o uso responsável da tecnologia.

A companhia afirmou que as mudanças fazem parte de um esforço contínuo para reabilitar a imagem de suas plataformas e responder a críticas sobre a influência da IA em menores de idade. A atualização também inclui restrições de conteúdo baseadas na classificação PG-13, garantindo que os personagens de IA evitem discussões inapropriadas, como temas de automutilação ou distúrbios alimentares.

Leia mais: Esse jogo online não tem (mais) classificação “livre”

Como funcionarão as mudanças?

Os novos controles começarão a ser aplicados no Instagram a partir do início do próximo ano, inicialmente em inglês e em países como Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália. A empresa informou que pretende expandir os recursos para outras regiões e redes sociais posteriormente.

Leia também: Vibes: conheça o feed de vídeos curtos feitos por IA da Meta.

Você pode se interessar também:

A IA ainda representa um desafio para o controle parental, já que muitos adolescentes tentam burlar proteções automatizadas. Por isso, a Meta reforçou que continuará aprimorando seus mecanismos para detectar e aplicar salvaguardas quando houver suspeita de uso inadequado.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais