Modo avião: para que serve além do voo? Veja como o recurso ajuda no dia a dia
O recurso criado para garantir segurança nos voos também oferece vantagens úteis no uso diário do celular

O modo avião foi criado para evitar interferências na comunicação das aeronaves durante o voo. No entanto, com o passar do tempo, o recurso passou a oferecer outras utilidades que podem ajudar no uso cotidiano.
Presente na maioria dos dispositivos inteligentes, como smartphones, tablets e até computadores, quando ativado, o recurso suspende conexões como Wi-Fi, dados móveis e Bluetooth.
Dessa forma, além de reduzir distrações, o modo avião contribui para economia de bateria, melhora de desempenho e aumento da privacidade.
Leia também: “Modo Zen”: entenda como ferramenta pode melhorar sua concentração
Economia de energia e recarga mais rápida
Em celulares ou tablets com baixa autonomia, a função ajuda a reduzir o consumo de energia. Ao desativar as conexões, o aparelho exige menos processamento e, consequentemente, exige menos da bateria.
Além disso, com o modo avião ativo, a recarga também tende a ser mais rápida, já que o dispositivo opera com menor demanda.
Leia também: Menos celular, mais energia: veja como reduzir o uso pode melhorar sua vida
Desempenho em aparelhos que travam
Em dispositivos que apresentam travamentos frequentes, o modo avião pode melhorar o desempenho. A suspensão temporária das conexões reduz o uso de memória e processamento, o que favorece a estabilidade do sistema.
Esse vídeo pode te interessar:
Privacidade e segurança reforçadas
O modo avião também atua na proteção de dados pessoais. Com as conexões desligadas, o usuário reduz o risco de acessos não autorizados e limita tentativas de rastreamento e coleta indevida de informações.
Leia também: Fotos melhores? Veja 7 aplicativos que elevam a edição no smartphone