POR FAST COMPANY BRASIL

Um foi criado em 2010 como uma rede social para compartilhar fotos com amigos. O outro, com cinco anos de vida, tinha como objetivo ser um app para postar vídeos curtos, de apenas alguns segundos.

Mas, com o passar do tempo, tanto Instagram como TikTok sentem a necessidade de se soltar de suas raízes para garantir que os usuários passem ainda mais tempo em seus ambientes. No caso do Instagram, isso significa apostar em vídeo.

“Não somos mais um app de compartilhamento de fotos”, afirmou Adam Mosseri, executivo do Facebook encarregado das operações do Instagram, ao Financial Times.

“O vídeo atualmente gera grande crescimento online para todas as plataformas, acho que é uma área na qual precisamos nos esforçar mais.”

Mosseri afirmou ainda que o Instagram vai investir em e-commerce e influenciadores (talvez já de olho no live shopping, modalidade já bastante popular na China).

Um dos efeitos dessas mudanças será alterar a dinâmica do feed dos usuários: as fotos de amigos e conhecidos vão dividir espaço com postagens de influenciadores e de marcas. Em pesquisas internas, disse o executivo, muitos usuários afirmaram que o “motivo número um” que o faziam acessar o Instagram era “se divertir”.

“Vamos ser honestos, há uma competição realmente séria no momento: o TikTok é enorme, o YouTube é ainda maior e há muitos outros que estão começando. Isso significa mudança”, falou Mosseri.

Uma mudança que já está sendo implementada é uma figurinha que permite aos usuários colocar links nos stories. Isso só poderia ser feito por perfis que eram verificados ou tinham muitos seguidores.

O TikTok também quer mudar. Nesta quinta, 1, a rede anunciou que, nas próximas semanas, vai aumentar para três minutos o tempo de duração dos vídeos que são postados –o limite atual é um minuto.

Com isso, os perfis do app não precisarão mais dividir um vídeo em duas ou três partes, como ocorre atualmente. E, por tabela, aumentam o tempo em que os usuários permanecem conectados à rede – na economia da atenção, este é um ativo valiosíssimo.