Nano Banana: IA do Google agora restaura fotos antigas com alta qualidade; veja qual comando usar

A ferramenta cria fotografias antigas em imagens modernas com resolução de até 4K

Nano Banana do Google
Os novos recursos já estão disponíveis dentro do aplicativo Gemini. Crédito: imagem criada com auxílio de IA via Gemini.

Guynever Maropo 1 minutos de leitura

O Nano Banana, uma das ferramentas de Inteligência Artificial do Google, com base no Gemini 2.5 Flash Image, ganhou novos recursos projetados para restaurar fotos antigas com nitidez e fidelidade.

A plataforma agora oferece faz uma recuperação de fotografias desgastadas e ao aumento de resolução, permitindo transformar imagens antigas em versões mais nítidas e coloridas.

Leia mais: Nano Banana: 3 truques para criar imagens profissionais com a IA.

Qual comando usar?

Mande: restaure fielmente esta imagem com alta qualidade semelhante a fotos modernas, em cores, ampliando para 4K.

O sistema também demonstra capacidade de ampliar imagens pequenas para resoluções muito superiores.

Outro comando:

Aumente para 4K ou Amplie a resolução para 4K.

Além dessas melhorias, o Google lançou o Nano Banana Pro, versão baseada no Gemini 3. O modelo aprimorado gera imagens com mais detalhes, melhor organização de texto e suporte ampliado a estilos e idiomas, o que facilita a criação de diagramas, infográficos e conteúdos visuais mais precisos.

Você pode se interessar também:

O novo gerador está disponível no aplicativo Gemini. O usuário seleciona o modelo de Raciocínio, altera para o modo Crie imagens e descreve o conteúdo desejado no campo de prompt. Contas gratuitas recebem cotas limitadas, enquanto assinantes dos planos Google AI Plus, Pro e Ultra têm acesso ampliado às funcionalidades do Nano Banana.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais