O que Elon Musk disse ao ser questionado sobre o 1º smartphone da Tesla
Após quase um ano, o boato voltou a circular nas redes sociais

As redes sociais voltaram a ser palco de rumores sobre um possível lançamento de um celular da Tesla desde a última segunda-feira (25).
Na ocasião, publicações alegavam que o dispositivo, chamado de “Tesla Phone” ou “Pi Phone”, seria lançado por Elon Musk com recursos avançados, como conexão via satélite e carregamento solar.
Segundo a agência AAP FactCheck, essas publicações utilizam imagens geradas por Inteligência Artificial e citações falsas. Além disso, muitos links direcionam usuários para sites fraudulentos, que podem solicitar dados pessoais ou instalar softwares suspeitos.
Leia também: Elon Musk ameaça entrar com ação judicial contra Apple por suposto favorecimento de IA
Tesla nega envolvimento
Não há nenhum registro no site oficial da Tesla ou em seus canais oficiais nas redes sociais sobre qualquer projeto de smartphone. O histórico de publicações de Musk também não confirma um possível desenvolvimento nessa área.
Vale lembrar que, em novembro de 2022, Elon Musk sinalizou em publicação no X que faria um “telefone alternativo” caso Apple ou Google removessem o app do Twitter/X das lojas de aplicativos.
Isso foi apenas uma hipótese levantada pelo CEO em resposta a um tweet que sugeria a fabricação de um smartphone da marca, não um anúncio de produto da Tesla.
Essse víde pode te interessar:
Dois anos mais tarde, em novembro de 2024, ao ser questionado, Musk afirmou em entrevista ao podcast Joe Rogan Experience que a Tesla não estava produzindo um telefone: “Não, nós não estamos produzindo um celular”, disse ele, desmentindo os boatos.
A Tesla mantém foco em veículos elétricos e soluções de energia limpa. Outra empresa, com o mesmo nome, vende dispositivos móveis na Sérvia, mas não possui ligação com a Tesla de Musk.
Origem do boato
As especulações começaram em 2022, impulsionadas por conceitos visuais criados por fãs da marca. As imagens apresentavam um suposto design inspirado nos carros elétricos da Tesla, o que atraiu a atenção de entusiastas.
Os rumores ganharam força no final de 2024, após a entrevista de Elon Musk para podcast Joe Rogan Experience. Questionado sobre a possibilidade de criar um smartphone da Tesla, Musk afirmou que não pretende entrar no mercado de telefonia móvel, a menos que as atuais empresas pratiquem censura de aplicativos ou limitem excessivamente seus usuários.
Leia mais: A falácia do “chilling effect”: o que os dados revelam sobre a censura nas plataformas digitais