Novo app de edição da Adobe chega ao iPhone; veja o que esperar
Entenda como a nova aposta da empresa rivaliza com CapCut e Edits

A Adobe anunciou o lançamento do Premiere para iPhone, uma versão móvel de seu principal software de edição de vídeo. O aplicativo já aparece na App Store com estreia marcada para 30 de setembro e promete levar funções avançadas de edição.
O lançamento ocorre em meio à disputa pelo público que produz vídeos curtos para plataformas como TikTok, Instagram e YouTube Shorts. Em abril, a Meta lançou o aplicativo Edits, que se tornou concorrente direto de editores mobile como CapCut.
Leia também: Adobe adota o rótulo “criado sem IA” para conteúdos feitos só por humanos
Recursos avançados no celular
Segundo a Adobe, o Premiere para iPhone permitirá editar e exportar vídeos sem marcas d’água e em alta qualidade. Entre as funções disponíveis estão cortes, sobreposição, ajuste de quadros e legendas automáticas estilizadas.
O app terá ainda suporte para camadas de vídeo, áudio e texto, com exportação em 4K HDR.
Valores
O Premiere para iPhone poderá ser baixado gratuitamente, mas com recursos limitados. Funções básicas de corte e exportação estarão disponíveis sem custo, enquanto ferramentas avançadas - como edição em múltiplas camadas, exportação em 4K HDR e recursos de IA do Firefly - exigirão assinatura.
A Adobe ainda não divulgou os valores específicos para o Brasil, mas a expectativa é que o app seja integrado ao plano Creative Cloud, com opções mensais e anuais já praticadas pela empresa em outros softwares.
Inteligência artificial integrada
Seguindo a estratégia de incluir Inteligência Artificial (IA), a Adobe levará ao aplicativo mobile os recursos do Firefly, a tecnologia generativa da empresa.
No novo aplicativo, será possível criar imagens, áudios e até vídeos a partir de prompts de texto, além de acessar a biblioteca de músicas, efeitos sonoros, fotos e gráficos da empresa.
Outro destaque do aplicativo é a ferramenta “Aprimorar Fala”, que reduz ruídos de fundo em gravações feitas em ambientes barulhentos.
Este vídeo pode te interessar também:
Expansão para dispositivos móveis
Nos últimos meses, a Adobe ampliou sua presença em plataformas móveis. Em fevereiro, a empresa lançou o Photoshop para iOS e, em junho, uma versão beta para Android.
Além disso, a empresa também disponibilizou um app separado do Firefly para iOS e Android, reforçando a aposta no mercado de criação de conteúdo móvel.
Leia também: Com a inteligência artificial, o papel dos criadores de conteúdo vai mudar